quinta-feira, 21 de maio de 2009

Governo dobra a oferta de água na região de Guanambi

Salvador - O programa Água Para Todos concluiu mais uma obra beneficiando com abastecimento de água tratada 115 mil pessoas em Guanambi, Candiba e Pindaí, municípios do Sudoeste do estado, onde as populações viviam ameaçadas por um colapso no fornecimento durante os períodos de estiagem.

Foi implantada uma adutora de 16,7 quilômetros, entre Poço do Magro e o canal de irrigação da Barragem de Ceraíma, que vai complementar o volume de água necessário para abastecer essas cidades e os povoados de Vila dos Colonos, Vila Morrinhos, Pilões e Ceraíma.

Antes da conclusão da obra, quando havia pouca disponibilidade de água, a empresa só conseguia distribuir 94 litros por segundo. Hoje, com a contribuição da água de Poço do Magro, a empresa chega a distribuir 209 litros por segundo.

O presidente da Embasa, Abelardo Oliveira informa também que já está previsto investimento na adutora que vai transferir água do Rio São Francisco para abastecer estes sistemas.

O investimento, da ordem de R$9 milhões, foi fruto de parceria entre a Embasa e a Codevasf, livrando a região do rígido racionamento provocado pela seca, fenômeno que se repete a cada ano em diversas regiões do estado.

A estrutura implantada pela Embasa incluiu, além da adutora, um reservatório de 500 mililitros, próximo ao canal de irrigação de Ceraíma, e quatro elevatórias (bombas), que garantem a captação de 150 litros por segundo para a estação de tratamento de Guanambi.

Fonte: Iguanambi

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Patrus confirma ampliação do Bolsa Família

O ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, confirmou ontem que o governo vai ampliar a concessão do Bolsa Família para moradores de rua, remanescentes de quilombos, indígenas e pessoas instaladas nos acampamentos de sem-terra. A informação foi dada pelo ministro ao participar do 2º Encontro Nacional da População em Situação de Rua.

A ampliação do atendimento a esses segmentos faz parte de um plano que visa a estender o programa a 1,8 milhão de novas famílias até o fim de 2010. Com isso, a lista de pagamento passaria dos atuais 11,1 milhões de famílias para 12,9 milhões. Na segunda-feira, o Ministério do Desenvolvimento Social anunciou a inclusão de mais 382 mil famílias na lista de pagamento do Bolsa Família. Em agosto outras 550 mil serão acrescentadas.

Patrus disse que o objetivo do governo é atender todas as famílias com rendimentos mensais abaixo de R$ 137, valor atual do benefício. Em relação aos acampados da reforma agrária, ele destacou que o dinheiro irá para as famílias, mas não para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ou outras organizações similares. Segundo assessores do Ministério do Desenvolvimento Social, as prefeituras receberam orientação para ir atrás das pessoas em situação de maior risco, sob o ponto de vista da segurança alimentar. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

FONTE:educadorasantana

Casos de gripe suína passam de 10 mil; mortos chegam a 80

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta quarta que o número de pessoas contaminadas pela gripe suína chega a 10.243. Ao todo, 40 países foram atingidos pela doença, que é responsável por 80 mortes.

» Veja o que é o vírus influenza Tipo A
» Tire suas dúvidas sobre a gripe suína
» OMS vê produção de até 4,9 bilhões de vacinas
» Ban diz que mundo deve ficar alerta diante da gripe

O México registra, até o momento, 3.648 casos comprovados e 72 mortes. Nos Estados Unidos, 5.469 pessoas foram infectadas e seis morreram por conta do vírus. O Canadá registra 496 casos e uma morte, e a Costa Rica, nove casos e uma morte.

Os demais países que notificaram registro de pessoas contaminadas pelo vírus A (H1N1) são Alemanha (14), Argentina (1), Austrália (1), Áustria (1), Bélgica (5), Brasil (8), Chile (5), China (7), Colômbia (12), Costa Rica (9), Cuba (3), Dinamarca (1), El Salvador (6), Equador (1), Espanha (107), Finlândia (2), França (15), Guatemala (3), Holanda (3), Índia (1), Irlanda (1), Israel (7), Itália (9), Japão (210), Malásia (2), Holanda (3), Nova Zelândia (9), Noruega (2), Panamá (65), Peru (3), Polônia (2), Portugal (1), Reino Unido (102), Coréia (3), Suécia (3), Suíça (1), Tailândia (2) e Turquia (2).

fonte:Agência Brasil

terça-feira, 19 de maio de 2009

Em Caetité: Dia do Gari é comemorado com almoço, show musical e prêmios.

A Prefeitura de Caetité reuniu a equipe responsável pela limpeza da cidade e dos distritos para celebrar o Dia do Gari, comemorado em 16 de maio. A programação aconteceu no Clube Recanto Recreativo, localizado no Bairro da Chácara, iniciando as 10 h da manhã deste sábado (16) e contou com a presença do Prefeito Zé Barreira, da Primeira Dama e Secretária de Ação Social Cléia Montenegro, da Vice-Prefeita Dra. Fátima, dos Vereadores Álvaro Montenegro, João do Povo e Zacarias Nogueira, do ex-prefeito Dácio Oliveira, dos Secretários Municipais Aldo Gondim (Administração e Finanças), João Portella (Meio Ambiente), Paulo Assis (Infraestrutura), Rosemária Juazeiro (Educação), Cynthia Lopes (Saúde), Nilo Azevedo (Agricultura e Recursos Hídricos), da Gerente de Cultura Sônia Silveira, da Gerente de Programas Sociais Cátia Virgínia, da Coordenadora de Programas Sociais Rose Lima, da Superintendente Administrativa, Lucimar Oliveira, além de vários outros integrantes da Administração.
Uma grande estrutura foi montada no Clube, para atender com muita dignidade os garis e seus familiares, que também foram convidados, dando ao evento uma participação que deixou todos emocionados, pois nem os garis e nem tampouco os seus familiares haviam recebido tamanha homenagem. Cerca de 650 pessoas participaram do almoço da integração, show musical, e do sorteio de aproximadamente 200 prêmios, entre os quais liquidificadores, batedeiras, ferros elétricos, cestas básicas, tratamentos odontológicos, faqueiros..., doados pelas empresas de nossa cidade, em mais uma demonstração que é possível unir forças através do poder público e a iniciativa privada para promover ações que beneficiem aqueles que mais necessitam.
O Prefeito Zé Barreira e a Primeira Dama Cléia, que chegaram de Salvador no início da tarde, foram diretamente para o Recanto comemorar juntamente com os garis e seus familiares, o 16 de maio.
O Prefeito, visivelmente emocionado, agradeceu a todos pelo carinho e disse que todo dia é o dia dos garis, porque sem eles essa cidade estaria feia e a população passando por grandes transtornos. “O trabalho deles repercute na limpeza e na saúde da população, por isso são, sim, agentes e educadores ambientais. Eu respeito e muito todos os garis porque estão fazendo um trabalho bem feito. Vale a pena andar em Caetité e encontrá-los trabalhando alegres, animados. Aceitei ser prefeito para mudar a cara de Caetité e nós estamos fazendo isso, inclusive já estamos colocando em prática um trabalho de valorização humana e de elevação da auto-estima, isto se reflete no olhar, nos gestos e na vontade com que cada servidor desempenha o seu trabalho” O Prefeito finalizou dizendo que não poderia se esquecer dos familiares dos garis que ali se encontravam e que são os seus incentivadores diários, tendo certeza que todos estavam sentindo a mesma emoção que ele, por entenderem a importância que o trabalho dos garis representa para toda a nossa sociedade.
A Vice-Prefeita Dra. Fátima falou da importância dos garis na qualidade de vida da sociedade e que o reconhecimento do trabalho de profissionais que se dedicam é uma questão que deve ser exercitada diariamente. Acrescentou que a inclusão e a igualdade são fatores determinantes para o convívio social.
Para a Primeira Dama e Secretária de Ação Social Cléia Montenegro, a limpeza da cidade é um cartão de apresentação e esta iniciativa é uma forma de reconhecimento e agradecimento. “É sempre muito importante para os profissionais da área receberem este tipo de homenagem. E a Prefeitura não poderia deixar de homenageá-los, pois eles realizam um trabalho importantíssimo para a população de Caetité”, finalizou.
A profissão
A profissão de gari surgiu no tempo do Império, na cidade do Rio de Janeiro. Tudo começou quando um empresário francês chamado Pedro Aleixo Gary assinou contrato com o governo para organizar o serviço de limpeza das ruas e praias da cidade.
De lá pra cá, os coletores de lixo trabalham todos os dias com seriedade e dedicação, apesar da profissão ser árdua. Faça chuva, faça sol, lá estão os profissionais da limpeza recolhendo o lixo das residências e estabelecimentos comerciais, varrendo ruas, praças e parques. Também capinam, podam árvores, lavam e desinfetam vias públicas.

Pedro Silva – DRT-BA 6292 - ASCOM

Geddel quer disputar candidatura de 2010

O ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) deu na segunda-feira, 18, a largada para sua provável candidatura ao governo da Bahia em 2010. Se o ministro cumprir a promessa que fez aos 95 prefeitos, 233 vereadores e a outras centenas de correligionários do PMDB presentes ao primeiro encontro regional do partido, realizado em Salvador, a decisão já está tomada: Geddel será candidato em oposição ao seu atual aliado, o governador Jaques Wagner.

"Eu vou para onde vocês disserem que eu devo ir", prometeu o ministro de Lula, diante de uma base de peemedebistas que o pressionava por uma decisão. "A candidatura de Geddel hoje não pertence mais a ele, pertence à vontade do PMDB", garantiu o presidente do PMDB de Vitória da Conquista, Geraldo Botelho.

Todos os discursos, das mais diversas lideranças, foram unânimes nas críticas árduas à gestão de Jaques Wagner e ao PT. Até de "tirano" o governador foi chamado por peemedebista descontente. Os prefeitos apontaram supostos "desmandos" da gestão, principalmente na falta de atenção à saúde, educação e segurança.

Para não dizer que não houve sequer um quadro que tenha adotado um discurso mais ameno, o vice-governador Edmundo Pereira aliviou o tom das críticas, por razões óbvias. Mas não deixou dúvidas quanto a sua disciplina: "Sou homem de partido, seja qual for a decisão".

"Novo coronel" - Em discurso emocionado, o ministro Geddel fez questão de rebater os que o tacham de um "novo coronel", que imitaria o estilo do ex-senador Antonio Carlos Magalhães, e acusam o PMDB de oportunista.

O ministro justificou a presença do PMDB nos cargos na gestão Wagner e, ao mesmo tempo, um suposto desapego a eles. "Favor? Favor de quem? Favor é do povo da Bahia que nos consagrou para governar e no seu nome que temos feito. Nunca ocupei posições ou cargos que não sejam embasados pelo voto popular", enfatizou.

Geddel assegurou que o PMDB permanecerá unido e disse que aqueles que estão pensando em colocar lideranças como ele e o prefeito da capital, João Henrique, em campos opostos devem desistir da ideia. "Saibam que essa hipótese inexiste".

O ministro, de quebra, deu um recado já de conhecimento notório no métier: "Não sou um aventureiro da política", frisou. Bem antes disso, o secretário nacional de Recursos Hídricos, João Santana, já havia lembrado em seu discurso que "só tem cobra criada". Geddel fez críticas à gestão Wagner, ao tocar em temas como saúde, educação e infraestrutura. De forma mais dura, tratou a segurança: "Os homens honestos vivem cercados de grades, enquanto os bandidos estão nas ruas".

Fator João - Em entrevista A TARDE no Othon Palace, depois de uma conversa a portas trancadas com Geddel por mais de uma hora, João Henrique não descartou a possibilidade de disputar um cargo majoritário em 2010. "Não (descarto). Vai depender do partido, da sua militância, base e dirigentes", assinalou.

Mas, como também destacou em seu discurso público durante o evento, o prefeito fez questão de lembrar as lideranças do ministro Geddel - "o primeiro da fila" - e do presidente do PMDB, Lúcio Vieira Lima. Nas últimas semanas, ganharam projeção notícias sobre possíveis conversas de João Henrique com outras legendas, no afã de emplacar uma candidatura majoritária em 2010.

No PMDB, não seria das mais fáceis tarefas para o prefeito a de consolidar o seu nome para uma disputa da próxima eleição. João Henrique estaria, também, em busca de uma total garantia de integrar um partido no qual tivesse a certeza de que não caminhará com Wagner em 2010. O prefeito nega qualquer movimentação nesse sentido.

Fonte: A Tarde Online

Bahia recebe R$ 850 milhões para promover equilíbrio fiscal

A Bahia vai receber US$ 409 milhões, aproximadamente R$ 850 milhões, com o empréstimo aprovado, na semana passada, pelo senado. No programa radiofônico Conversa com o Governador desta semana, o governador Jaques Wagner diz que o dinheiro que chega para ajudar no equilíbrio fiscal vai também alavancar o desenvolvimento do estado. O programa vai ao ar nesta terça-feira (19).

"Além disso, eu espero que essa semana a Assembléia Legislativa aprove o projeto de lei para o empréstimo de R$ 375 milhões no Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para diminuir as dificuldades trazidas pela crise", anunciou.

Wagner lembrou ainda que a Bahia vai receber fundos do Banco do Brasil, por meio do Projeto Nordeste, que envolve R$ 8,2 bilhões até 2012 na concessão de créditos e que há vários convênios com a Fundação Banco do Brasil, com financiamentos que têm três anos de carência, sete anos para pagar, com juros de apenas 2% ao ano.

Contabilizando outros financiamentos que beneficiam principalmente a agricultura familiar, Wagner afirmou que a crise econômica não reduziu o ritmo de inaugurações e entrega de obras.

Wagner encerrou o programa dizendo que, na semana que vem, o presidente Lula estará na Bahia, em um encontro bilateral com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. "É possível também que a gente promova o encontro dos nove governadores do Nordeste com o Presidente Lula e com o ministro de Assuntos Estratégicos Mangabeira Unger, para a apresentação do Projeto Nordeste de Desenvolvimento", afirmou.

Fonte: Agecom BA

Chuva volta a castigar a capital baiana

Por causa da chuva e do vento forte na madrugada desta segunda-feira (18), um enorme galho de árvore caiu sobre a pista que vai no sentido Rio Vermelho, antes da entrada da Ademar de Barros, na avenida Garibaldi. A pista está com duas faixas interditadas.

No domingo (17) voltou a ter chuva forte em Salvador. Durante todo o dia, a Defesa Civil recebeu 60 pedidos de ajuda. Houve 19 deslizamentos de terra e três desabamentos de imóveis.

Poucos minutos de chuva foram o suficiente para alagar vários pontos da cidade. Na região de Cajazeiras, os motoristas precisaram de coragem para seguir em frente. Situação semelhante no bairro do Comércio. Por causa do mau tempo escureceu cedo em Salvador e a iluminação pública acendeu logo depois das 16h.

Na manhã de hoje não foi diferente. O vento forte e a chuva alagou diversos bairros na cidade. O motorista deve ter cuidado ao trafegar pelas avenidas Bonocô e ACM, sentido Lucaia. De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transportes de Salvador (Transalvador), o trânsito está intenso.

Ibahia

Prefeito de Caetité sofre tentativa de assalto

O Prefeito de Caetité, José Barreira de Alencar Filho, a Primeira Dama e Secretária de Ação Social, Cléia Montenegro Oliveira Barreira de Alencar e o motorista do Prefeito, Deyvison Silva Barbosa Andrade, que viajavam para Salvador nesta quarta-feira (13), no carro oficial do Prefeito, um Vectra Preto, foram vítimas de uma tentativa de assalto, por volta das 23h30min, no trecho entre Santo Estevão e Feira de Santana.

Três elementos que estavam num Astra Sedam Cinza, portando armas de grosso calibre atiraram contra o carro do Prefeito na tentativa de fazê-lo parar. No momento, o próprio Prefeito Zé Barreira era quem estava no comando do veículo e ao perceber a gravidade da situação, de maneira instintiva acelerou no sentido contrário (de volta a Santo Estevão), sendo perseguido pelos assaltantes que continuavam a deflagrar vários tiros.

A perseguição durou cerca de trinta minutos, mas felizmente nenhum ocupante do Vectra ficou ferido. Já o veículo foi alvejado por oito disparos.

Depois do susto o Prefeito conduziu o veículo até a Polícia Rodoviária Federal e comunicou o fato aos policiais que buscaram tranquilizar os ocupantes do Vectra e procederam as diligências visando a prisão dos elementos, porém sem sucesso. O Prefeito, a Primeira Dama e Secretária e o Motorista passaram o restante da noite em Feira de Santana e pela manhã seguiram viagem para Salvador.

Diante dos constantes assaltos a veículos, ônibus e caminhões, o Prefeito Zé Barreira faz um alerta aos usuários daquela rodovia e um pedido ao Governo do Estado. Aos usuários, que evitem trafegar em horários de pouca movimentação e ao Governo, que invista ainda mais na segurança para promover a tranquilidade das pessoas que precisam se deslocar do interior para a capital e vice-versa, afinal tudo aconteceu próximo à Polícia Rodoviária Federal, o que demonstra uma ousadia muito grande dos assaltantes.

fonte:educadorasantana

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Ministério da Educação prepara simulado do novo Enem

O presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), Reynaldo Fernandes, acredita que dentro de 15 dias ou um mês os estudantes de todo o país já possam ter acesso a um simulado do novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na internet. O simulado terá cerca de 50 questões - no novo Enem, serão 200 perguntas.

Criado para substituir o vestibular nas universidades federais, o novo Enem acontecerá em 3 e 4 de outubro e deve ser feito por até 5 milhões de alunos. O MEC estendeu para o dia 20 de maio o prazo para as federais responderem se vão aderir ao uso do Enem como teste de seleção.

fonte:odia

Siga cinco passos e se prepare já para o Enem 2009

O próximo Enem é em agosto de 2009, mas há quem já queira começar a se preparar para as provas que podem garantir uma vaga na faculdade e até mesmo uma bolsa via ProUni. Marcado por questões interdisciplinares, o exame exige uma preparação diferenciada dos vestibulares tradicionais, que normalmente dividem as provas nas disciplinas de matemática, português, física, química, biologia, literatura, geografia, história e língua estrangeira, além da redação.

» Enem e Prouni não têm idade; Confira
» Enem mais concorrido requer preparação

Uma das habilidades testadas nas provas, por exemplo, é a interpretação de tabelas e gráficos de diferentes assuntos.Para a coordenadora pedagógica do cursinho da Poli (SP), Alessandra Venturi, o estudante deve estar "bastante focado nas atualidades". Confira cinco dicas para começar a desenhar um bom desempenho em 2009:

- Leia jornais diários: É importante para se manter atualizado e para ter uma visão ampla de temas cotidianos, explica Alessandra. "As pessoas estão acostumadas a ver as coisas fragmentadas, mas os assuntos do dia-a-dia são amplos. O trânsito, por exemplo, pode englobar várias disciplinas", complementa.

- Resolva provas antigas: Saber que tipo de questões são apresentadas no exame é fundamental. "O aluno deve aprender a ler gráficos e tabelas, por exemplo. A prova é muito interpretativa. Às vezes, a resposta está no próprio gráfico. Ao resolver as provas antigas e conferir os gabaritos, ele se prepara melhor", diz.

- Faça simulados: Especialmente quem já teve contato com as provas realizadas em outros anos deve procurar os simulados. "Tem aluno que já conhece a prova. Por isso, é importante ver questões inéditas, que tragam novos assuntos que podem cair no exame", reforça Alessandra. Quem nunca resolveu uma prova do Enem antes terá ainda mais exercícios para se preparar.

- Pratique a redação: Saber desenvolver um argumento é um dos critérios para uma boa nota na redação. Para se familiarizar com os temas e com as exigências, é importante o aluno treinar a escrita. Segundo Alessandra, o ideal é pedir para que um professor que conheça a correção do Enem leia, para dar dicas de como deixar o texto ainda melhor.

- Fazer cursinho: Por mais que os estudantes possam se preparar sozinhos, o cursinho traz uma orientação mais focada nas provas. Para Alessandra, o mais importante é o contato com o professor: "Para tirar dúvidas, entender a questão em si, saber o que é interdisciplicar. Ter uma orientação e não só a questão e o gabarito do lado".

Redação Terra

Comentar Enem terá ao menos duas edições por ano, diz Haddad

O ministro da educação, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira que o novo Exame do Ensino médio (Enem), criado para substituir o vestibular nas universidades federais, terá pelo menos duas edições por ano. A prova deste ano ocorrerá em outubro; a primeira de 2010, em março ou abril. As informações são da Folha de S.Paulo.

Objetivo é se adaptar ao calendário das federais que têm mais de um vestibular anual. Segundo Haddad, existe possibilidade de o MEC promover mais de duas edições por ano, mas isso depende de orçamento. Até agora, 21 das 55 universidades federais anunciaram que vão aderir ao exame como única forma de seleção; sete não vão usar a prova neste ano.

A proposta de unificação dos vestibulares das universidades federais com o Enem foi apresentada em março pelo ministro Fernando Haddad. O novo processo seletivo será formado por quatro provas e uma redação que devem ser aplicadas em dois dias.

A idéia é que sejam realizados testes de linguagens e códigos, matemática, ciências naturais e ciências humanas, cada um com 50 itens. O estudante deverá escolher cinco opções de cursos, que podem ser em uma mesma universidade ou em instituições federais diferentes.

Redação Terra

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Meningite faz 37ª vítima na Bahia este ano

A morte da estudante Érica dos Santos, 17 anos, vítima de meningite bacteriana meningocócica - forma mais grave da doença - motivou moradores de São Cristóvão, onde a garota morava, a fecharem a rua principal do bairro, nesta terça, 12. O manifesto, que contou com o apoio dos colegas da jovem, que estudava no Colégio Estadual Helena Matheus, quis chamar a atenção das autoridades. Os manifestantes afirmam que o caso de Érica soma-se a outros dois que resultaram em mortes por meningite na região.

Nelson dos Santos, tio da jovem, declarou que a comunidade está temerosa com um possível surto da doença na localidade. "É preciso que a o governo se volte para o problema que atinge o bairro. É necessário que haja ação efetiva para combater a meningite. Não queremos que mais pessoas morram", pontuou.

Segundo ele, outro problema que os moradores estão enfrentando é o preço da vacina para o tipo meningocócica da patologia. "O valor da vacina é muito caro, cerca de R$ 120. Não temos condições de arcar com os custos e precisamos que as autoridades possam fornecer o medicamento gratuitamente", afirmou Nelson dos Santos, dizendo que os médicos que atenderam Érica disseram que a tia da jovem, que estava em contato direto com ela desde o início dos primeiros sinais da doença, ainda no sábado (dia 9), deve tomar a vacina o mais rápido possível. "Mas não temos o dinheiro. Estamos com a mão na cabeça", salientou.

A mesma preocupação também deixa Andréa Santos, amiga de Érica, sem saber o que fazer. "Lá em casa, por exemplo, se tiver que vacinar as três pessoas que moram comigo, vou gastar cerca R$ 320", reclamou.

SINTOMAS - Érica começou a apresentar os sintomas da meningite no último sábado. "Acreditávamos que não era nada grave", pontua o tio, que disse que a sobrinha tomou analgésicos e no domingo viajou para a cidade de Cachoeira (distante 109 km de Salvador) para passar o Dia das Mães com a avó. "Chegando lá, no mesmo dia, ela voltou a se sentir muito mal e os parentes a levaram a um posto de saúde do município, que identificou a doença", disse Edmar dos Santos, também tio da jovem.

Érica foi encaminhada para Salvador para ser tratada no Hospital Couto Maia, unidade que é referência para doenças infecto-contagiosas. Ficou internada por cerca de 12h, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Morreu anteontem, às 23h, e foi enterrada ontem, na Quinta dos Lázaros (Baixa de Quintas).

NÚMEROS - Com a morte da estudante, chegam a 37 o número de mortes na Bahia por conta da meningite, desde 1° de janeiro. Dessas mortes, 10 ocorreram em Salvador. Ao todo, o Estado já registrou 301 casos de meningite este ano, 49% deles na capital. O tipo mais grave, a meningite bacteriana, foi responsável por 40% das internações. As formas meningococos, pneumococos ou hemófilos da doença são altamente contagiosas e transmitidas pelo ar. Os demais tipos são a virótica (51% dos casos) e as causadas por outras etiologias (9%). A vacina para adultos não é disponibilizada gratuitamente porque, segundo a Sesab, a doença não consta no calendário de vacinação do Ministério da Saúde.

Nos Centros de Referência para Imunológicos Especiais, a vacina é aplicada gratuitamente em pacientes imunodeprimidos, como os soropositivos. A meningite é uma inflamação das meninges (membranas que recobrem o sistema nervoso central - cérebro, estruturas intracranianas e medula), e pode ser causada por agentes infecciosos ou não. Os sintomas mais comuns são febre, dores de cabeça, rigidez do pescoço, moleza, irritação e manchas vermelhas na pele.

Fonte: A Tarde

Deputado quer proibir cigarro na Bahia

O que já vigora em São Paulo pode também acontecer na Bahia, caso seja feita a vontade do deputado estadual Pedro Alcântara (PR). O parlamentar é autor de um projeto que quer abolir dos locais de freqüência coletiva em toda a Bahia o cigarro, sejam estes espaços públicos ou privados. A medida, caso aprovada, prevê punições a quem desobedecer a lei e até mesmo aos estabelecimentos que criarem locais para a exclusiva prática do fumo. As multas são de até R$ 3,2 milhões com base no Código de Defesa do Consumidor e de até R$ 148 mil caso a análise seja feita em relação à Vigilância Sanitária. De acordo com Alcântara, as baforadas serão liberadas apenas em locais públicos de práticas religiosas em que o fumo faz parte dos cultos, espaços ao ar livre e residências.

fonte:jjshow

EC/DIREC-24 e INB desenvolverão ações conjuntas em relação à Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos em C

A DIREC/24 recebeu em suas instalações a visita do Presidente da INB, Sr. Alfredo Tranjan, que assinou um convênio para assegurar aos alunos do CETEP- Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo, maiores oportunidades em relação ao seu processo de formação profissional. Acesso aos Laboratórios da Empresa, palestras e estágios são algumas das possibilidades abertas aos alunos a partir do referido convênio.

Na ocasião, o Diretor da DIREC-24, Prof. Jorge Adilson, também entregou uma proposta de convênio com o objetivo de apoiar as ações do programa do Governo do Estado – TOPA - Todos Pela Alfabetização no município de Caetité. Segundo ele, o trabalho desenvolvido pela DIREC em parceria com as entidades sociais sairá fortalecido com o apoio da INB. Problemas relacionados com a infra-estrutura dos espaços poderão ser resolvidos mais rapidamente com esta parceria público-privada.

O presidente da INB reafirmou em seu discurso o compromisso de contribuir com a sociedade local, em especial, com a educação, que considera como a área da maior importância para o desenvolvimento sustentável do município.

fonte:jjshow

segunda-feira, 11 de maio de 2009

INGÁ e Uefs iniciam visitas às áreas sujeitas à desertificação no estado

Redação CORREIO

O Instituto de Gestão da Águas e Clima (INGÁ) e a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) firmam parceria para visitar as áreas sujeitas à desertificação na Bahia.

O programa, que será executado pelo Governo do Estado da Bahia, terá um investimento de R$ 1,5 milhão, e tem a intenção de beneficiar cerca de 3,7 milhões de baianos que vivem em 289 municípios localizados no semi-árido através da implantação do Plano Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAE-Bahia).

O INGÁ inicia as primeiras visitas técnicas à região de Guanambi a partir dessa segunda-feira (11) para ações de mobilização com as comunidades e identificação de características peculiares dos moradores e da região. O objetivo é conhecer Áreas Sujeitas à Desertificação (ASD) na região de Guanambi e promover ações de mobilização social para discussão sobre o uso sustentável de ecossistemas frágeis do semi-árido baiano.

A equipe formada por 20 profissionais ficará em campo até o dia 22 de maio, passando por 18 municípios que estão inseridos dentro dos pólos de ASD – Caetité, Igaporã, Matina, Candiba, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Jacaraci, Pindai, Urandir, Sebastião Laranjeiras, Guanambi, Palmas de Monte Alto, Iuiu e Malhada - que fazem parte do convênio com a Uefs, incluindo também as cidades de Ibiassucê, Caculé, Jacaraci, Mortugaba e Riacho Santana.

O convênio de cooperação técnica entre o INGÁ e a Uefs será oficializado nesta quarta-feira (13), às 09h, no auditório Paulo Jackson, na sede do INGÁ, no Itaigara e contará com a presença de autoridades públicas, ONG´s e entidades ambientalistas.

Comentários(0)

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Prefeitura de Caetité e Indústrias Nucleares do Brasil – INB firmam contrato de Comodato.

O Prefeito José Barreira de Alencar Filho recebeu em seu gabinete na manhã desta terça-feira (5) o Presidente da INB, Sr. Alfredo Tranjan Filho, o Diretor de Recursos Minerais da referida empresa, Sr. Otto Bittencourt Neto e integrantes da Imprensa Regional.

Na ocasião foi firmado contrato de comodato entre Indústrias Nucleares do Brasil – INB e Prefeitura Municipal de Caetité, considerando o interesse da INB em colaborar com a comunidade carente, tendo em vista a instalação do Complexo Mínero-Industrial, para a produção de urânio em nosso município, levando em consideração ainda que as ações sociais oferecidas pelas atividades de realização de cursos de qualificação profissional oriundos de convênio entre a Prefeitura e diversas instituições de ensino da região trarão benefícios à comunidade em que ambas as partes se inserem, já que as instalações industriais são localizadas no município de Caetité e que a própria legislação prevê a possibilidade de as sociedades por ações realizarem a prática de atos gratuitos em benefício da comunidade de que participem, tendo em vista suas responsabilidades sociais.

O contrato tem como objeto o empréstimo em regime de comodato, de instalações prediais de propriedade da INB, área de 13.000 m² localizada à Avenida Ernesto Geisel Sobrinho nº 345, município de Caetité, Estado da Bahia, juntamente com o terreno de 20.000 m².

Na referida área encontram-se os prédios, onde funcionava o antigo escritório da INB.

O imóvel terá como finalidade a utilização para atividades comunitárias de caráter sociocultural e ambiental, programas educativos, atividades decorrentes de ações de saúde pública, incluindo cursos de capacitação profissional, bem como dar continuidade ao programa de horta comunitária para atendimento à rede escolar municipal.


Pedro Silva - DRT-BA 6292 – ASCOM

Brasil prepara 52 novos hospitais para nova gripe, diz Ministro

Após a confirmação de quatro casos de influenza a no Brasil, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse, em entrevista ao Bom Dia Brasil, nesta sexta-feira (8), que as pessoas estão sendo orientadas, os caso confirmados estão sendo isolados e sendo tratados.

“Colocamos em ação um plano como em 2003 com a gripe aviária, então foi feito um trabalho de estruturação: 19 centros de vigilâncias, preparamos 52 hospitais para poder isolar os eventuais casos. O cidadão comum tem que confirmar que tudo está sendo feito para a segurança dele", informou.

Segundo Temporão, é a primeira vez que uma doença está sendo monitorada em tempo real, e que isso não tinha acontecido antes. Ele afirma que é possível tratar 12.500 pessoas com medicamento especifíco no país, e que há matéria-prima para fazer mais 9 milhões de tratamentos, se necessário.

O ministro disse que tudo está sendo feito, mas existe uma preocupação.

“Os cientistas não sabem dizer o que vai acontecer com essa doença. É um vírus novo. Os casos confirmados não parecem ser muito graves, mas ninguém sabe como o vírus vai se comportar. Uma segunda onda pode acontecer daqui a algum tempo como foi no caso da gripe espanhola”.

Segundo o ministro não tem sentido usar a máscara. Somente as pessoas confirmadas com a doença é que devem utilizá-la para evitar que infecte outras pessoas. E a população também não deve se automedicar.

“A pior coisa que pode ser feita agora é comprar um antigrupal comum”, alerta Temporão.

O ministro disse que a orientação da Organização Mundial de Saúde é que na há restrição de trânsito de pessoas, mas quem puder, deveria evitar viajar para países com casos da doença como os Estados Unidos e México.

“Se a viagem não é urgente e necessária não viaje. Vamos aguardar o que vai acontecer nas próximas semanas”, aconselha o ministro.

Ainda segundo o ministro, há 15 casos da doença sendo analisados e o resultados possivelmente sairão nesta sexta.

Quem tiver alguma dúvida sobre a doença pode ligar para 0800-611997

fonte:jjshow

Temporão confirma primeiros casos de gripe suína no Brasil

Brasília - O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou hoje (7) os primeiros casos de brasileiros infectados pelo vírus da gripe suína. São dois pacientes de São Paulo, um do Rio de Janeiro e um de Minas Gerais. Segundo ele, todos os pacientes contraíram o vírus no exterior, passam bem e não há risco de contágio dessas pessoas para a população.

Temporão informou ainda que são todos adultos jovens. "Não há nenhuma criança ou idoso portando o vírus no Brasil." São 93 casos já descartados em testes laboratoriais, 15 casos em observação e, segundo Temporão, há medicamento para 9 milhões de pessoas.

O ministro classificou as ocorrências confirmadas de contaminação pelo vírus da gripe de caso 1, caso 2, caso 3 e caso 4. O caso 1 é de um dos pacientes de São Paulo, que esteve no México de 17 a 22 de abril. Ele apresentou os sintomas no dia 24 de abril e esteve internado de 29 de abril e 4 de maio.

O caso 2 é do paciente de Minas Gerais. Ele esteve no México de 22 a 27 de abril e manifestou os sintomas da doença ainda durante a viagem, no dia 26. Ele foi internado assim que chegou e teve alta no dia 29 de abril, ficando em isolamento domiciliar até o dia 6 de maio.

O caso 3 é do outro paciente de São Paulo, que veio da Flórida, Estados Unidos, no dia 28 de abril. Ele não foi internado porque a Organização Mundial de Saúde (OMS) não considerava a Flórida como área de risco. O paciente foi mantido em isolamento domiciliar.

O caso 4 é do paciente do Rio de Janeiro, que chegou do México no dia 3 de maio, começou a apresentar os sintomas antes de chegar ao Brasil e está internado desde o dia 5 de maio.

Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Sete cidades baianas em situação de emergência por causa das chuvas

Sobe para sete o número de municípios baianos que entram em situação de emergência por causa das chuvas. Depois de Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho, entram na lista Mascote, Camacã, Vera Cruz e Guaratinga, que devem ter o decreto de emergência homologado nesta quarta-feira, 6, pelo governo do Estado. Em reunião na manhã desta quarta, na sede da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, no CAB, representantes da Prefeitura de Salvador e do governo do Estado se reuniram para traçar metas de trabalho conjunto.

Somente com as chuvas de ontem, 36 famílias perderam suas casas em Salvador. Todas estão abrigadas em residências de amigos e vizinhos até serem remanejadas para abrigos da prefeitura. Segundo o secretário municipal de trabalho e assistência social, Antônio Brito, será oferecido o auxílio-moradia no valor de R$ 100 para ajudar no aluguel em outro imócel, além de colchões e cestas básicas.

Na reunião, ficou decidido que a Embasa, a Conder e a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) irão ceder equipamentos e funcionários para ajudar na limpeza dos canais da cidade. No âmbito social, a promessa é que seja aberto um canal de diálogo para o governo do estado dar apoio ao município na hora de cuidar das famílias desabrigadas.

fonte:educadorasantana

Funcionários da Coelba entram em greve em todo o estado

Uma manifestação dos funcionários da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) deixa lento o tráfego de veículos na avenida Paralela, na manhã desta quarta, 6, na altura de Narandiba. Segundo Regino Marques, presidente do Sindicato dos Eletricitários do Estado da Bahia (Sinergia), os funcionários entram em greve por tempo indeterminado em protesto contra a perda do plano de saúde próprio da empresa.

De acordo com o presidente do Sinergia, a empresa retirou o
benefício que os funcionários tinham há mais de 23 anos, descumprindo acordo coletivo que havia sido feito. Regino afirma ainda que cerca de 80% dos trabalhadores estão parados, mas que, por conta da chuva, o comando flexibilizará o atendimento de emergência para evitar mais transtornos para a população.

Atualmente, a Coelba possui 1,4 mil trabalhadores em todo estado. A direção do sindicato vai formar uma comissão para discutir com a Coelba um acordo operacional para os dias de greve. Segundo Regino, trabalhadores e empresas estão reunidos já nesta manhã para discutir uma proposta de acordo.

A assessoria da empresa ressalta que, de acordo com a legislação vigente, por ser atividade de caráter essencial, a distribuição de energia elétrica não pode ser interrompida. A Coelba garante que todos os serviços da concessionária continuarão funcionando normalmente, inclusive o atendimento à população.

Quanto à questão do plano de saúde, a empresa esclarece que, devido às dificuldades que vinham sendo enfrentadas na administração do Plano Saúde Coelba, a exemplo da arrecadação insuficiente frente às despesas, visando a maior eficiência e profissionalização na administração do Plano, tornou-se necessária a atuação de empresa especializada neste serviço. Com isso, a alteração foi realizada para garantir a sustentação da Assistência
Médica e Odontológica a todos os usuários titulares e seus dependentes, face ao reduzido poder de negociação das empresas de autogestão no mercado.

Fonte: A Tarde