sexta-feira, 31 de outubro de 2008

LULA ASSINA PROTOCOLO PARA CONSTRUÇÃO DA FERROVIA EM CAETITÉ

O protocolo de intenções para estabelecer atribuições e procedimentos a serem adotados na implantação do novo Porto Integrado Público em Ilhéus (Porto Sul) foi assinado nesta terça-feira (28), no Palácio de Ondina, pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, o governador Jaques Wagner e o ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Britto. O complexo intermodal envolverá porto, ferrovia, hidrovia, rodovia e aeroporto.

Ferrovia Oeste-Leste e minério de Caetité.

O complexo prevê a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, que fará a ligação dos estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Distrito Federal com o litoral, transformando a Bahia no novo corredor de comércio exterior (exportações e importações), agregado a novos pólos industriais, comerciais e de serviços.

Além da ferrovia, o Porto Sul será a alavanca para outro empreendimento de máxima urgência no estado: a exploração e o escoamento do minério de ferro de Caetité. Este é o projeto-âncora do complexo, que vai garantir, só com sua atividade de exportação, avaliada em 25 milhões de toneladas por ano, o destaque de segundo maior porto do Nordeste.

A entrega do trecho Ilhéus/Caetité da ferrovia está prevista para julho de 2011 e a construção terá um crédito especial suplementar no valor de R$ 332 milhões, segundo proposta enviada recentemente pelo presidente Lula para aprovação do Congresso Nacional.

Dados do Ministério dos Transportes indicam que o investimento total para a construção da ferrovia é de R$ 4,8 bilhões, entre recursos públicos e privados. O equipamento, que visa possibilitar a articulação dos sistemas de transporte da região Oeste do estado, terá uma extensão total de 1,5 mil quilômetros, sendo que mais da metade em território baiano.

A execução da obra ficará a cargo da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A e, quando tiver pronta, será administrada pela iniciativa privada, por meio de concessão pública.

Preocupação com o meio ambiente

O complexo tem a preocupação com a questão ambiental. Fizeram parte dos processos de pesquisa e avaliação da escolha do lugar a ser implantado equipes da Sema e do Instituto do Meio Ambiente (IMA), que levaram em conta todos os limites de distanciamento a serem respeitados, devido à preservação de áreas de proteção ambiental.

Faz parte do projeto a formação de cinturões verdes onde serão cultivadas espécies nativas para contribuir com a preservação dos ecossistemas. O Porto Sul é caracterizado como um porto off shore. Como as embarcações atracam a grande distância da praia - no caso específico, a três quilômetros -, não há danos para o ecossistema local. O sul da Bahia foi escolhido justamente por apresentar as melhores condições naturais para esse tipo de porto.

Fonte: Agecom