quinta-feira, 23 de abril de 2009

Outras obras favorecem litoral (Ferrovia Ilhéus – Caetité)

Outras obras na área de logística, como a Ferrovia Oeste-Leste e o Porto Sul, também vão garantir o desenvolvimento econômico do litoral. A ferrovia ligará o centro-oeste brasileiro ao litoral, transformando a Bahia
em um novo corredor de comércio exterior. A previsão é que o primeiro trecho entre Ilhéus e Caetité seja concluído em 2011. Já o Porto Sul tem como objetivo solucionar o gargalo nos portos baianos para o escoamento de produção, especialmente de minérios, grãos e cargas
em contêineres.

Fonte: Diário Oficial da Bahia

Além do vestibular, Enem deve avaliar aluno de graduação 23/04/2009 Além de substituir o vestibular, o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Além de substituir o vestibular, o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve ser usado como parte do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), feito por alunos de faculdades, universidades e centros universitários do País. Hoje, alunos do primeiro e do último ano de cursos de graduação precisam realizar a prova. A intenção do Ministério da Educação (MEC) é que os jovens que fizerem o novo Enem ao fim do ensino médio sejam dispensados do Enade aplicado aos calouros.

A mudança deve ocorrer no ano que vem, mas já está sendo organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do MEC responsável pelas avaliações. Este é o primeiro ano em que o Enade será obrigatório para todos os calouros e formandos dos cursos avaliados. Até 2008, o exame era feito por amostragem. Mais de 1 milhão de pessoas ingressam no ensino superior por ano no País.

Será a primeira vez também que o Enem passará a ser elaborado para que seu resultado possa ser comparado ano a ano. Até então, a prova tinha um nível de dificuldade diferente a cada edição. As duas mudanças vão ajudar na comparação de Enem e Enade em 2010. ?Não é preciso ter exames idênticos para se comparar, e sim instrumentos capazes de medir o potencial de aprendizado dos alunos, como o novo Enem?, diz o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes.

A presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Lúcia Stumpf, acha que o uso da nota do Enem no Enade será bom para os alunos, mas mantém suas críticas à avaliação do ensino superior. ?O Enade continua permitindo rankings de universidades, como o Provão, e a avaliação interna da instituição não é valorizada.? As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: A Tarde Online

Certidões de Nascimento serão Padronizadas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai assinar no começo da semana que vem um decreto que determina a padronização das certidões de nascimento em todo o país. De acordo com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH), os novos documentos terão um modelo padrão e matrícula unificada.

Além de tornar mais seguro os registros de nascimento, o decreto tem como objetivo diminuir a quantidade de crianças nascidas no país que não são registradas. Dados da SEDH mostram que atualmente 12,2% dos nascidos no Brasil não têm a certidão.

Segundo o assessor da SEDH Wellington Pantaleão, os índices são ainda mais preocupantes em estados da região Norte e Nordeste. Em Roraima, por exemplo, 40,1% dos nascidos em 2007 não teriam sido registrados, enquanto no Amapá, o percentual chegou a 33,3%.

Pantaleão explicou que a meta do governo é cruzar os dados da Declaração de Nascido Vivo (DNV) com os registros de certidão de nascimento para mapear os locais onde há maior concentração dos chamados sub-registros.

CNJ

Os dados que deverão estar presentes em todas as certidões serão definidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão que também deverá fixar prazo para os cartórios se adequarem as novas normas.

Com a matrícula única em todo o país, Pantaleão citou que será possível tirar segunda via da certidão de nascimento em municípios diferentes de onde a criança foi registrada e, até mesmo, em outros estados.

"A nova certidão surge como o resultado de uma série de ações que estão sendo pensadas pelo governo federal para reduzir ou erradicar o número de crianças que nascem e não são registradas no país", destacou Wellington Pantaleão.

Sem a certidão, as crianças ficam impossibilitadas de exercerem seus direitos fundamentais, pois não existem legalmente para o estado. Sem registro, a pessoa não tem acesso à educação, aos serviços de saúde, à Justiça e a benefícios sociais. Quando adultas, não podem tirar documentos como a identidade, CPF e título de eleitor.

Fonte: G1

Escola de Caetité desenvolve projeto sobre conservação de nascentes e exploração de minério

A escola Dom Manoel Raimundo de Melo, rede municipal de ensino de Caetité, no povoado de Santa Luzia trabalha um Projeto de Meio Ambiente com foco para a conservação de nascentes e com vistas à exploração de minério na região.

O projeto foi idealizados pela escola visando a conservação das principais nascentes da região: Taquaril, Água Quente, Boa Vista e Lamerão. A direção, professores, funcionários e estudantes visitaram as nascentes que fornecem água para a região de Santa Luzia. Os estudantes tiveram orientação no local a respeito da conservação do manancial e matas ciliares para uma garantia de água para todos no futuro. Muitos alunos, embora morando na região, não conheciam a nascente da água que chega às suas casas.

Muitas residências têm água encanada o ano inteiro. A água serve também para os animais e muitas vezes é utilizadas para irrigação de hortaliças, plantas frutíferas e lavoura, principalmente da cana-de-açúcar que é o forte da região que se destaca na produção de cachaça.

A nascente de Taquaril é bastante visitada por muitas pessoas em fins de semana. O local é rico de água com potencial para a produção de minério e energia eólica.

Água Quente é destacada pela beleza natural da vegetação e da variação da temperatura apresentada pela água que vem de alguns pontos diferentes do lugar.

A nascente de Boa Vista é responsável pelo abastecimento de água da população local e do povoado de Santa Luzia. A areia branca do lugar é um atrativo da construção civil de Caetité.

Lamerão é outra localidade que possui uma nascente que abastece grande parte da região de Santa Luzia e parte do município de Ibiassucê. No passado abastecia a cidade de Ibiassucê.

Os estudantes foram instruídos para a importância da educação ambiental, inclusive para a necessidade de manter as nascentes limpas do lixo produzido pelos freqüentadores das mesmas.

A existência de minério de manganês na região de Santa Luzia serve como objeto de estudo no referido projeto de meio ambiente desenvolvido pela escola Dom Manoel. Estudantes, acompanhados por professores, funcionários e a direção da escola, visitaram as áreas de exploração. Além de conhecerem a classificação das rochas, conforme o teor de manganês, os estudantes puderam ver a forma e condições como o minério é extraído na região, sobretudo por aquelas pessoas que não pertencem a nenhuma mineradora e exploram sem a orientação técnica necessária.

O Projeto de Meio Ambiente da escola Dom Manoel Raimundo de Melo tem a participação de um grupo de professores de áreas afins, sendo que dois têm formação em geografia e pós-graduação em meio ambiente.

Os pais já manifestaram a satisfação pela iniciativa da escola em possibilitar aos filhos melhor conhecimento para a conservação das nascentes que servem a região e da extração de minério.

Os trabalhos de campo com os da sala de aula facilitam o ensino e aprendizagem permitindo que os estudantes sejam multiplicadores e agentes capazes de ajudar na conservação do meio ambiente da própria região.

Silvano Silva

DRT-BA: 4393