quarta-feira, 29 de abril de 2009

Gripe suína deixa mundo perto do nível 5 de alerta pandêmico, diz agência da ONU

Doença provocou 1ª morte em território americano após matar 7 no México.
Casos confirmados chegam a 114, segundo a OMS.
Organização Mundial de Saúde informou nesta quarta-feira (29) que o mundo está muito perto de alcançar a fase 5 (de um máximo de 6) de alerta de pandemia (epidemia com alcance mundial) por causa da expansão da gripe suína.
"Estamos nos aproximando da fase 5, mas ainda não chegamos", disse Keiji Fukuda, secretário-geral adjunto da OMS, em Genebra. "Esse passo é muito significativo, e temos de estar absolutamente seguros de que haja uma transmissão sustentada do vírus em ao menos dois países."

A OMS havia elevado o nível de alerta de 3 para 4 na segunda-feira (27), com um alerta para que os governos se mantivessem preparados para a possibilidade de pandemia.

Entenda as fases do alerta pandêmico

G1

Instituto Butantan pode começar a produzir vacina contra gripe suína

O Instituto Butantan, em São Paulo, foi consultado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o que fazer para combater a gripe suína. Os cientistas de São Paulo vão tentar desenvolver uma vacina específica para ajudar na prevenção a esse novo tipo de gripe.

Veja o site do SPTV

Não existe nenhum caso confirmado no Brasil, mas as pessoas estão assustadas com as notícias que chegam principalmente do México e dos Estados Unidos. O que assusta é o tipo de contaminação. Qualquer pessoa pode pegar a gripe suína pelo ar, se tiver contato direto com outra pessoa contaminada, como nos outros tipos de gripe. Mas se não tiver ninguém contaminado no país - e nenhum caso foi confirmado até agora - não há risco.

O Instituto Butantan faz pesquisas de ponta para prevenir vários tipos de doenças. A instituição ajudou a desenvolver inclusive a vacina contra a gripe comum, que está sendo aplicada em quem tem mais de 60 anos.

A campanha de vacinação contra a gripe deste ano, aliás, superou as expectativas. Mas, a coordenadora de imunização da capital paulista diz que ainda não é possível afirmar que seja reflexo da gripe suína. "A gente já chegou em 20% de cobertura vacinal que chega a vacinar cerca de 245 mil pessoas, informações que a gente tem do sábado (25). Nós tivemos um acréscimo de 47 mil pessoas comparando com o do ano passado. Então, tem superado as expectativas", afirmou Maria Lígia.

A vacina contra a gripe é feita em laboratórios do Butantan. No instituto são feitas 90% das vacinas e soros produzidos no país. Para o diretor do Instituto, o ritmo de trabalho terá que ser diferente do usado na pesquisa da vacina contra a gripe aviária, que o laboratório já produz.

O instituto ainda não começou os trabalhos de pesquisa em cima da vacina contra a gripe suína. Há um trabalho de pesquisa e são desenvolvidas, atualmente, no local vacinas contra a gripe comum, sazonal, e também contra a aviária.

fonte:g1

Serra de Veracruz pode ser origem da gripe suína no México

Veracruz (México), 28 abr (EFE).- Uma comunidade da região montanhosa do centro do México, no estado de Veracruz, é suspeita de ter gerado o surto do vírus da gripe suína que afeta todo o país, como denunciam seus habitantes e rejeitam as autoridades locais.

Desde dezembro de 2008 até março passado, um foco de "doenças respiratórias agudas" afetou 500 dos quatro mil habitantes da comunidade de La Gloria, localizada no município de Perote, a 270 quilômetros do leste da capital Cidade do México.Entre os afetados, dois menores morreram em consequência de pneumonia, não por influenza, afirmou hoje o Subdiretor de Prevenção e Controle de Doenças da Secretaria de Saúde e Assistência (SSA) estatal, Alejandro Escobar Mesa, ao confirmar o surto.No entanto, foi descoberto que outro menor contraiu o vírus da gripe suína e sobreviveu, no que seria o primeiro caso da doença no país.O ministro da Saúde mexicano, José Ángel Córdova, considerou que não seria correto querer culpar por esses casos a comunidade de La Gloria, onde existe uma grande exploração de porcos.Já o governador de Veracruz, Fidel Herrera, argumentou que o vírus "fica na Ásia, na China".

"De lá é que ele vem, por passageiros à América do Norte e seguramente ao Distrito Federal e ao Estado do México. Não está associado ao desenvolvimento agropecuário do vale de Perote", frisou.La Gloria é um povoado situado nas bases da montanha de Perote, a oitava mais alta do México, onde habitam quatro mil pessoas que vivem em condições de pobreza extrema.Além das duas crianças mortas por pneumonia, em março passado se descobriu um foco de influenza na zona. Na ocasião, duas pessoas testaram positivo para gripe suína, foram atendidas e se salvaram.Segundo a empresa de consultoria americana Veratect Consulting, que realizou estudos sobre esses casos, um deles correspondia à influenza suína: o de uma criança de quatro anos chamada Edgar Hernández.

Em entrevista publicada esta terça-feira no diário local "Reforma", James Wilson, diretor da empresa de consultoria americana, afirmou que sua companhia avisou do caso à Organização Pan-americana da Saúde (OPS) entre 11 e 12 de abril e disse desconhecer a razão de esta instituição não ter avisado o Governo.O Governo mexicano assegura que não foi alertado até 23 de abril, quando soube do ocorrido.

Por isso, durante vários dias foi dito que o primeiro caso era o de uma mulher do estado de Oaxaca, no sul, morta em 13 de abril

Segundo as autoridades mexicanas, há 20 casos confirmados de morte por causa da doença e pelo menos 132 outros suspeitos. EFE

FONTE:G1

Jaques Wagner diz que missão na Índia é positiva para a Bahia

Salvador - A atração de investimentos empresariais com geração de emprego e renda, possibilitando mais desenvolvimento econômico para Bahia foi um dos principais objetivos da viagem do governador Jaques Wagner à Índia, França, Holanda e Inglaterra. A busca por novos investimentos para o estado também visa o enfrentamento da crise financeira mundial na Bahia. “Fui para estes países buscar remédio para a crise, trazer emprego para os baianos”.

De acordo com o governador, na Índia a missão comercial consolidou com a sexta mineradora mundial, a ENRC, negócios em andamento na Bahia, como o da mineradora de ferro, em Caetité, e a construção do Porto Sul, entre Ilhéus e Itacaré, responsável pelo escoamento produção da jazida de ferro.

A mina vai possibilitar a extração de 25 milhões de toneladas de ferro por ano, o que levará a Bahia ao posto de terceiro maior produtor de minério de ferro do país, ao lado de Carajás, no Pará, e do Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais. A ENRC também manifestou interesse pela Ferrovia Oeste-Leste.

JORNALDAMIDIA

No rádio, Wagner faz balanço de viagem à Índia

Salvador - A missão comercial à Índia e Europa, o voo regional Salvador-Lençóis e o Dia do Trabalho são os assuntos do programa de rádio Conversa com o Governador, desta terça-feira (28), a partir das 6h produzido pela Agecom. O governador Jaques Wagner classifica de produtivos os contatos feitos na Índia, que consolidaram negócios em andamento e abriram perspectivas para novos investimentos. Na petroquímica, o governador diz esperar, agora, os entendimentos entre os empresários para concretizar uma parceria.

A uma grande empresa que atua em diversos setores da área industrial foi entregue uma proposta objetiva, que está sendo analisada pelos indianos. “Fomos consolidar o negócio da área de mineração de Caetité, onde um empresário indiano e mais uma empresa, que é a sexta maior mineradora do mundo, do Cazaquistão, estão investindo na Bahia, investindo no nosso Porto Sul e também tem interesse pela Ferrovia Oeste-Leste”, afirma.

Na Europa, houve contatos nas áreas de mineração e tecnologia na Inglaterra. Na Holanda, Wagner conheceu a arena do Ajax, administrado por uma empresa holandesa que tem interesse em investir na Bahia para a Copa 2014. “Tivemos um dia inteiro de negociações, de apresentação da empresa para mim e de apresentação minha para eles, de tudo que a gente está pensando sobre a nova Fonte Nova”, relata o governador.

Na França, contatos com uma empresa da área de viagens internacionais para abrir mais um voo direto da Europa a Salvador, e com uma empresa importante da área de energia, com possibilidade concreta.

Neste sábado (2), o governador embarca no voo inaugural Salvador-Lençóis. “Nós estamos inaugurando um voo regional, que é uma luta minha e do secretario de Turismo (Domingos Leonelli) desde o começo da nossa gestão. O aeroporto de Lençóis está sem nenhum fluxo da aviação comercial e estou embarcando nesse primeiro vôo, exatamente no esforço que a gente está fazendo de intensificar a aviação regional”, antecipa.

JORNALDAMÍDIA

Bebê dos EUA é 1a vítima fatal da gripe suína fora do México

Por Jason Lange

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - Um bebê do Estado do Texas tornou-se na quarta-feira a primeira vítima fatal confirmada da gripe suína fora do México.

Um funcionário do governo norte-americano disse que a criança, de 1 ano e 11 meses, morreu no sul dos EUA por causa do vírus, sobre o qual a Alemanha reportou três casos e a Áustria um -- aumentando para nove o total de países a registrar o vírus da gripe suína.

Não havia mais detalhes sobre a morte nos EUA, que já registrou 65 casos da doença, até então todos brandos.

O México, onde a epidemia ganhou força na última semana, continua sendo o lugar mais afetado, com até 159 mortes. Há temores de que o vírus se transforme em pandemia (epidemia global).

A França disse que proporá na quinta-feira que a União Europeia suspenda todos os voos para o México devido à gripe. A UE, a exemplo de EUA e Canadá, já aconselhou seus cidadãos a evitarem viagens não-essenciais àquele país, que tem no turismo uma importante fonte de divisas.

Já há casos confirmados nos EUA, Canadá, Nova Zelândia, Israel, Grã-Bretanha, Espanha. A Áustria também confirmou um primeiro caso da doença nesta quarta-feira, em uma mulher de 28 anos que havia retornado de uma viagem ao México.

Na Alemanha, os casos envolvem um homem e uma mulher de quase 40 anos na Baviera (sul), e uma mulher de 22 anos de Hamburgo (norte). Todos estiveram recentemente no México.

A Organização Mundial da Saúde disse que isso pode elevar o nível de alerta contra pandemias para a fase 5 (numa escala de 1 a 6) -- caso seja confirmado que pessoas contaminadas em pelo menos dois países estão difundido a nova doença de forma sustentável.

Antes da divulgação da morte nos EUA, Keiji Fukuda, dirigente da OMS, havia dito que essa poderia ser uma "pandemia muito branda", embora tenha alertado que o vírus da gripe "se move de formas que não podemos prever".

Os mercados da Ásia subiram na quarta-feira, em parte devido ao otimismo de que o mundo pode ser poupado de uma grave pandemia.

(Reportagem de Jason Lange, Catherine Bremer Alistair Bell e Helen Popper, na Cidade do México, Andrew Quinn, em Washington, e Eric Burroughs em Hong Kong)

FONTE:VEJA

Plano contra a gripe suína entra em ação na Bahia

"Em Salvador não pretendo voltar tão cedo. Toda vez que venho aqui pego alguma coisa. Há dois anos foi dengue hemorrágica. Agora é essa gripe e uma confusão". O desabafo vem de Alexandre Magno, 40 anos, internado desde a última segunda-feira como suspeito de ser o primeiro caso de gripe suína em Salvador.

De um quarto isolado no Hospital Especializado Octávio Mangabeira (Heom), no Pau Miúdo, Magno conversou por celular com A TARDE e garante que ele e sua esposa, Jenifer Barbosa, 27, sentem-se bem de saúde e estão ansiosos para voltar à sua residência, em Boston, nos Estados Unidos (EUA).

Na manhã desta terça, 28, o secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla, e equipes da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) reuniram a imprensa para anunciar que dois exames foram feitos no paciente. O primeiro resultado, com base em coleta de sangue, deve ficar pronto em dois dias. Já o segundo teste, coletado de secreção das vias respiratórias, demora cerca de 15 dias e tem o objetivo de isolar e identificar o vírus H1N1, causador da doença.

Os dois exames são feitos na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. De modo antecipado, Solla disse ter quase certeza que o paciente não está infectado, mas garantiu que os exames eram necessários para não deixar dúvidas.

Para ser definido como caso suspeito o paciente precisa ter febre alta de maneira repentina, superior a 38º C, com tosse, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações. Outro pré-requisito é ter passado pelo México ou pelos estados da Califórnia ou Texas, nos EUA, nos últimos dez dias.

Como Magno e a esposa vieram de Miami, onde não houve casos da doença, e ainda ficaram doentes depois de chegar a Salvador, fica ainda mais difícil que o quadro se confirme. Além disso, o paciente apresentou nítidos sinais de melhora e até o final da tarde de terça sequer apresentava febre.

De acordo com a diretora do Heom, Maria Inêz Farias, seu isolamento poderá ser interrompido se houver melhora nos sintomas de gripe. "No ritmo de evolução acredito que ele saia em até dois dias", comenta.

A iniciativa de isolar Magno e sua esposa fez parte do plano de contingência da Sesab contra a gripe suína. Segundo o secretário Jorge Solla, há dois anos a Sesab montou uma estratégia de trabalho contra o vírus influenza (causador da gripe), diante dos casos de gripe aviária que foram registrados pelo mundo, em especial no sudeste asiático.

FISCALIZAÇÃO - Este plano de contingência inclui ainda a fiscalização nos portos e aeroportos para mapear os passageiros que desembarcam vindos de áreas de risco, além de montar instalações adequadas para isolar casos suspeitos e oferecer atendimento. "Como o paciente veio dos Estados Unidos tivemos de cumprir o cronograma de alerta, mas é quase certo que os exames mostrarão que não há presença do vírus", disse Solla.

A mesma precaução foi tomada pelo diretor do Hotel Sol Bahia Atlântico, em Patamares, Sílvio Pessoa. Magno e sua esposa se hospedaram no quarto 300 e desde que a suspeita de gripe suína surgiu, o espaço foi isolado. Uma pesquisa está sendo feita para identificar até os funcionários que tiveram acesso ao quarto e contato com os hóspedes.

SEM ORIENTAÇÃO - Também presidente do Sindicato de Hotéis da Bahia, Sílvio lamenta que desde terça espera orientações da Vigilância Sanitária para saber como os donos de hotéis devem lidar com esses casos. "Temos cinco voos semanais que vêm de Miami e até agora o governo da Bahia não passou orientações para o setor hoteleiro", completa.

Para identificar possíveis casos, o governo do Estado montou, desde o ano passado, quatro leitos de isolamento no Heom. O hospital, que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), foi escolhido por ser referência no tratamento de doenças pulmonares, em especial a tuberculose, e outras que sejam adquiridas por vias respiratórias.

>>Confira as unidades que podem atender casos de gripe suína no Brasil

Fonte: A Tarde

Caetité já tem novos conselheiros tutelares

O município de Caetité já tem os novos conselheiros tutelares. A eleição ocorreu no último domingo (26) no Instituto de Educação Anísio Teixeira (IEAT). Participaram eleitores da cidade e da zona rural.

Dos treze candidatos 5 foram escolhidos como titulares e 5 ficaram na suplência.

Confira o resultado:

Titulares:

Nome

Votos

Luciana Alves

1.152

Jôsy Caxias

859

Edna Trindade

828

Eliane Santana

686

Moacir Rocha

678

Suplentes:

Nome

Votos

José Pessoa (Gésio)

596

Dovson Santos

572

Kátia Souza

394

Claudete Natalina

381

Raquel Rebouças

352

A posse está prevista para o dia 4 de maio de 2009.

Silvano Silva

DRT-BA: 4393

FONTE:EDUCADORASANTANA