terça-feira, 14 de abril de 2009

Estado da bahia registra 8 mil casos de Dengue em uma semana, diz Sesab.

O estado da Bahia registrou 8 mil casos de dengue apenas na última semana do mês de março, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (06) pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). De acordo com o balanço, desde o início deste ano, 40.203 casos da doença já foram notificados no estado. O número corresponde a um aumento de 347% em relação ao mesmo período de 2008,quando tinham sido notificados apenas 8.992 casos. Jequié, Itabuna e Porto Seguro continuam liderando os números de casos de notificações da doença. Além disso, Itabuna também é primeiro lugar no número de casos de óbitos provocados pela doença, com 8 confirmados e outros 3 em análise.
Quanto às formas graves de dengue, registraram-se 744 casos suspeitos em 96 municípios. Destes, confirmaram-se 295 casos. Há progressão entre os casos graves, 78 óbitos já foram notificados, destes 32 já foram confirmados (em todo o ano de 2008 foram 15 mortes), dos quais 20 foram em menores de 15 anos e 12 em maiores de 15 anos. Epidemia na capital. A doença que atinge, em sua maioria crianças, em Salvador pode ter feito mais uma vítima. Morreu no domingo (5), por volta das 14h, no Hospital João Batista Caribé, com suspeita de dengue hemorrágica o garoto Wesley Dantas, 7 anos. De acordo com a Sesab, Wesley foi internado no sábado (4) com vários sintomas da doença e não resistiu.
O tio do garoto, Aguinaldo Dantas Brito, afirmou que no atestado de óbito, a forma mais grave da doença foi identificada como a causa da morte. Além do óbito de Wesley, segundo a Sesab, há outras 7 mortes notificadas em Salvador. Ainda segundo o boletim, a capital já registrou 110 notificações, sendo 39 confirmadas, do tipo grave de dengue. Contudo, a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde nega o número e informou que há apenas 3 mortes confirmadas e outras 3 notificadas na cidade.

Fonte: JJ Show.