segunda-feira, 8 de junho de 2009

Domingo Espetacular exibe os bastidores da operação de resgate do voo 447


Neste domingo (07/06) a revista eletrônica da Record revela os detalhes do acidente com o voo AF 447 da Air France, que desapareceu durante o trajeto Rio-Paris na noite do último domingo (31) com 228 pessoas a bordo.

O repórter Vinícius Dônola foi a Fernando de Noronha e mostra os bastidores da operação de resgate. Foram localizadas uma mancha de querosene, uma poltrona, alguns pedaços da aeronave, fiação e peças da parte interna da aeronave.

O jornalista Paulo Henrique Amorim mostra a história comovente das famílias separadas pela tragédia.

O Domingo Espetacular apresenta também uma matéria sobre a insônia, um problema que atinge milhões de brasileiros e tornou-se um adversário inesperado para o ator Dado Dolabella em “A Fazenda”, o novo reality show da Record. A reportagem revela o que as pessoas precisam fazer para derrotar esse inimigo do sono.

Estreia: o jornalístico apresenta uma nova série sobre os animais mais fedorentos do mundo. A partir deste domingo (07), os telespectadores vão saber quais são os dez bichos mais fedorentos do mundo. Para mostrar o tamanho do mau cheiro de cada bicho, o Domingo Espetacular vai utilizar o ‘cheirômetro’. Há alguns animais que simplesmente cheiram mal, mas há outros que usam o cheiro com objetivos bem definidos: emitir sinais, avisos de perigo e até para mandar recados apaixonados. A nova série mostra que o cheiro pode ser a diferença para a sobrevivência ou não da espécie.

O programa exibe ainda uma matéria sobre os filhos no casamento. Será verdade que o primeiro filho pode acabar com um casamento? A repórter Andréa Beron revela os resultados de uma pesquisa inédita sobre o assunto e mostra como os casais tentam driblar a mudança na rotina da casa sem comprometer a vida íntima.

No quadro “Dr. Pet”, Alexandre Rossi tenta resolver o caso de uma cadela que é o terror dos patos do lago em frente à casa de sua dona. Será que ele consegue domar esse instinto selvagem?

O Domingo Espetacular vai ao ar às 17h.

Baianos participam da consulta pública da ferrovia Oeste-Leste

Mais de 10 mil empregos gerados, facilidade para o escoamento de grãos, minério de ferro e seus derivados, biocombustíveis, fertilizantes e derivados do petróleo, integração do cerrado com o litoral e de um sistema intermodal de transportes, junto com o Porto Sul e o novo aeroporto internacional de Ilhéus.

Estas são algumas das vantagens que a Ferrovia Oeste-Leste trará diretamente para o Oeste, Sudoeste e Sul da Bahia, além da atração de novos negócios.

Nesta segunda-feira, a partir das 10h, na Magno Casa de Eventos, o município de Barreiras, a cerca de 800 quilômetros de Salvador, no Oeste baiano, sedia a primeira consulta pública sobre a ferrovia.

O ato contará com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, do presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., José Francisco das Neves, secretários de Estado, prefeitos, parlamentares, empresários e trabalhadores.

Traçado - A Estrada de Ferro Oeste-Leste (EF-334) terá, ao todo, 1,5 mil quilômetros, ligando Ilhéus, no Sul da Bahia, a Figueirópolis, em Tocantins. Na Bahia, ela atravessará 32 municípios, distribuídos por 1,1 mil quilômetros. O investimento previsto, de R$ 4 bilhões, já está no orçamento federal.

No rastro da ferrovia, o Oeste terá mais uma universidade federal e está em construção a BR-135, que corta Barreiras no eixo Norte-Sul e liga a divisa Bahia/Minas Gerais até a divisa com o Piauí.

A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., empresa do governo federal responsável pela construção, informou que o cronograma está sendo cumprido e já foi entregue o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima), dependendo agora da licença prévia ambiental.

O traçado é resultado de uma discussão com toda a equipe de governo e fruto da observação de elementos importantes, como reservas indígenas, rampas, entre outros detalhes técnicos e ambientais.

Trechos serão leiloados - A subconcessão da EF-334, compreendendo operação, conservação, manutenção, monitoração, melhoramentos e adequação, será realizada na modalidade de leilão, que será realizada na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), precedida de prequalificação (habilitação jurídica, qualificação técnica, qualificação econômico-financeira e regularidade fiscal), em duas etapas:

O prazo da subconcessão é de 30 anos, a partir da assinatura do contrato.

De acordo com o cronograma da Valec, a conclusão do primeiro trecho, Ilhéus (Sul) a Caetité (Sudoeste baiano), está previsto para julho de 2011; o segundo, de Caetité a Correntina/Barreiras (Oeste baiano), para julho de 2012; e o terceiro, de Correntina/Barreiras a Figueirópolis (TO), para dezembro de 2012.

fonte:educadorasantana