quinta-feira, 14 de maio de 2009

Ministério da Educação prepara simulado do novo Enem

O presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), Reynaldo Fernandes, acredita que dentro de 15 dias ou um mês os estudantes de todo o país já possam ter acesso a um simulado do novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na internet. O simulado terá cerca de 50 questões - no novo Enem, serão 200 perguntas.

Criado para substituir o vestibular nas universidades federais, o novo Enem acontecerá em 3 e 4 de outubro e deve ser feito por até 5 milhões de alunos. O MEC estendeu para o dia 20 de maio o prazo para as federais responderem se vão aderir ao uso do Enem como teste de seleção.

fonte:odia

Siga cinco passos e se prepare já para o Enem 2009

O próximo Enem é em agosto de 2009, mas há quem já queira começar a se preparar para as provas que podem garantir uma vaga na faculdade e até mesmo uma bolsa via ProUni. Marcado por questões interdisciplinares, o exame exige uma preparação diferenciada dos vestibulares tradicionais, que normalmente dividem as provas nas disciplinas de matemática, português, física, química, biologia, literatura, geografia, história e língua estrangeira, além da redação.

» Enem e Prouni não têm idade; Confira
» Enem mais concorrido requer preparação

Uma das habilidades testadas nas provas, por exemplo, é a interpretação de tabelas e gráficos de diferentes assuntos.Para a coordenadora pedagógica do cursinho da Poli (SP), Alessandra Venturi, o estudante deve estar "bastante focado nas atualidades". Confira cinco dicas para começar a desenhar um bom desempenho em 2009:

- Leia jornais diários: É importante para se manter atualizado e para ter uma visão ampla de temas cotidianos, explica Alessandra. "As pessoas estão acostumadas a ver as coisas fragmentadas, mas os assuntos do dia-a-dia são amplos. O trânsito, por exemplo, pode englobar várias disciplinas", complementa.

- Resolva provas antigas: Saber que tipo de questões são apresentadas no exame é fundamental. "O aluno deve aprender a ler gráficos e tabelas, por exemplo. A prova é muito interpretativa. Às vezes, a resposta está no próprio gráfico. Ao resolver as provas antigas e conferir os gabaritos, ele se prepara melhor", diz.

- Faça simulados: Especialmente quem já teve contato com as provas realizadas em outros anos deve procurar os simulados. "Tem aluno que já conhece a prova. Por isso, é importante ver questões inéditas, que tragam novos assuntos que podem cair no exame", reforça Alessandra. Quem nunca resolveu uma prova do Enem antes terá ainda mais exercícios para se preparar.

- Pratique a redação: Saber desenvolver um argumento é um dos critérios para uma boa nota na redação. Para se familiarizar com os temas e com as exigências, é importante o aluno treinar a escrita. Segundo Alessandra, o ideal é pedir para que um professor que conheça a correção do Enem leia, para dar dicas de como deixar o texto ainda melhor.

- Fazer cursinho: Por mais que os estudantes possam se preparar sozinhos, o cursinho traz uma orientação mais focada nas provas. Para Alessandra, o mais importante é o contato com o professor: "Para tirar dúvidas, entender a questão em si, saber o que é interdisciplicar. Ter uma orientação e não só a questão e o gabarito do lado".

Redação Terra

Comentar Enem terá ao menos duas edições por ano, diz Haddad

O ministro da educação, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira que o novo Exame do Ensino médio (Enem), criado para substituir o vestibular nas universidades federais, terá pelo menos duas edições por ano. A prova deste ano ocorrerá em outubro; a primeira de 2010, em março ou abril. As informações são da Folha de S.Paulo.

Objetivo é se adaptar ao calendário das federais que têm mais de um vestibular anual. Segundo Haddad, existe possibilidade de o MEC promover mais de duas edições por ano, mas isso depende de orçamento. Até agora, 21 das 55 universidades federais anunciaram que vão aderir ao exame como única forma de seleção; sete não vão usar a prova neste ano.

A proposta de unificação dos vestibulares das universidades federais com o Enem foi apresentada em março pelo ministro Fernando Haddad. O novo processo seletivo será formado por quatro provas e uma redação que devem ser aplicadas em dois dias.

A idéia é que sejam realizados testes de linguagens e códigos, matemática, ciências naturais e ciências humanas, cada um com 50 itens. O estudante deverá escolher cinco opções de cursos, que podem ser em uma mesma universidade ou em instituições federais diferentes.

Redação Terra