quinta-feira, 14 de maio de 2009

Comentar Enem terá ao menos duas edições por ano, diz Haddad

O ministro da educação, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira que o novo Exame do Ensino médio (Enem), criado para substituir o vestibular nas universidades federais, terá pelo menos duas edições por ano. A prova deste ano ocorrerá em outubro; a primeira de 2010, em março ou abril. As informações são da Folha de S.Paulo.

Objetivo é se adaptar ao calendário das federais que têm mais de um vestibular anual. Segundo Haddad, existe possibilidade de o MEC promover mais de duas edições por ano, mas isso depende de orçamento. Até agora, 21 das 55 universidades federais anunciaram que vão aderir ao exame como única forma de seleção; sete não vão usar a prova neste ano.

A proposta de unificação dos vestibulares das universidades federais com o Enem foi apresentada em março pelo ministro Fernando Haddad. O novo processo seletivo será formado por quatro provas e uma redação que devem ser aplicadas em dois dias.

A idéia é que sejam realizados testes de linguagens e códigos, matemática, ciências naturais e ciências humanas, cada um com 50 itens. O estudante deverá escolher cinco opções de cursos, que podem ser em uma mesma universidade ou em instituições federais diferentes.

Redação Terra