segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

A Defesa civil de Santa Catarina confirmou o total de 114 óbitos causados pelas chuvas que atingem o Estado há uma semana. Dezenove pessoas continuam

A Defesa civil de Santa Catarina confirmou o total de 114 óbitos causados pelas chuvas que atingem o Estado há uma semana. Dezenove pessoas continuam desaparecidas. Mais de 78 mil pessoas continuam desalojados e desabrigados, sendo 27.410 desabrigados e 51.297 desalojados.

Neste domingo, outro óbito foi registrado em Itajaí. Pela manhã, foi encontrado um corpo em Luís Alves, que já soma seis óbitos. Ilhota é a cidade com o maior número de mortos (37). Em seguida vêm Blumenau (24); Gaspar (15); Jaraguá do Sul (13); Rodeio (quatro); Itajaí (três), Rancho Queimados e Benedito Novo (dois óbitos em cada) e Brusque, Pomerode, Bom Jardim da Serra, São Pedro de Alcântara e Florianópolis (uma morte em cada).

Por conta das fortes chuvas que caíram na noite de sábado, 29, mais deslizamentos de terra e alagamentos foram registrados em Brusque. Contudo, apesar do alto nível do rio Itajaí-açu, a Defesa Civil não registra problemas de enchentes no momento.

Genilton Xavier é reeleito presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité


O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité realizou eleições no domingo, dia 30 de novembro, no Ginásio Poliesportivo Professor Francisco Hélio Negreiros.

Genilton Xavier foi reeleito presidente numa disputa com Zacarias Nogueira.

Apesar dos problemas das estradas, em conseqüência das chuvas, muitos trabalhadores rurais procuraram os meios possíveis para participaram da votação.

Resultado das eleições

Votação

Número de votos

Genilton Xavier

1646

Zacarias Nogueira

821

Brancos

10

Nulos

15

Impugnados

90

Total de eleitores

2582

Genilton terá um mandato de 4 anos que será no período de 2009 a 2012.

Todo processo foi feito por uma Comissão Eleitoral presidida por Nonato Bandeira.

Silvano Silva

DRT-BA: 4393

fonte:educadorasantana

Novas regras para telemarketing entram em vigor nesta segunda

Começam a valer a partir desta segunda-feira (1º) as novas regras para o atendimento de telemarketing nas empresas de tele-atendimento. Para atender às exigências do decreto, estipulado pelo Ministério da Justiça, as empresas tiveram que adaptar muitos processos. A regulamentação padroniza o acesso e a qualidade do serviço de atendimento.

O objetivo é enquadrar as empresas que não fazem um atendimento adequado para os consumidores. As companhias que não cumprirem as determinações ficarão sujeitas a multas de R$ 200 a R$ 3 milhões por cada reclamação de consumidor.

Regras

Uma das novas determinações é que as empresas que atuam em setores regulados por agências terão 60 segundos para atender os consumidores. Há algumas exceções para esse prazo.

Os bancos, por exemplo, terão de atender os consumidores em 45 segundos, mas o tempo sobe para 90 segundos nas segundas-feiras, no quinto dia útil de cada mês e nos dias posteriores a feriados. As companhias de energia elétrica também terão prazo de 90 segundos quando as ligações surgirem por causa de quedas de energia.

Vários setores que antes não tinham qualquer prazo de atendimento terão de cumprir os 60 segundos, como aviação, planos de saúde e transportes terrestres. Os Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs) terão de funcionar 24 horas por dia e sete dias por semana.

Obrigatoriedade

Muitos temas que eram objeto de reclamações recorrentes dos consumidores se tornarão procedimentos obrigatórios. Até esta segunda, para falar com um atendente, o consumidor era obrigado a fornecer dados. A partir dehoje, o contato deve ser direto e sem a exigência das informações. Essa opção deve estar logo na primeira lista de opções oferecida no começo da ligação.

O cancelamento também será uma das opções que estarão no menu inicial e a ligação não pode ser transferida, mas o Procon está preocupado com o cumprimento dessa regra.

"Há um numero grande de empresas que não implementaram todos os itens necessários para atender o decreto. Por exemplo, o item relativamente simples que é a inserção da opção de cancelamento no menu", afirmou na última sexta o diretor-executivo do Procon-SP, Robert Pfeiffer.

O órgão de defesa diz que o consumidor deve ficar atento a alguns setores em especial e denunciar. "Preocupa mais, em primeiro lugar, o setor de planos de saúde e, em segundo, o setor de telegonia fixa", alertou Pfeiffer.

Veja as principais mudanças definidas pela portaria

- A empresa deve garantir, no primeiro menu eletrônico e em todas suas subdivisões, o contato direto com o atendente;

- Sempre que oferecer menu eletrônico, as opções de reclamações e de cancelamento têm que estar entre as primeiras alternativas;

- No caso de reclamação e cancelamento, fica proibida a transferência de ligação. Todos os atendentes deverão ter atribuição para executar essas funções;

- As reclamações terão que ser resolvidas em até cinco dias úteis. O consumidor será informado sobre a resolução de sua demanda;

- O pedido de cancelamento de um serviço será imediato;

- Deve ser oferecido ao consumidor um único número de telefone para acesso ao atendimento;

- Fica proibido, durante o atendimento, exigir a repetição da demanda ao consumidor;

- Ao selecionar a opção falar com o atendente, o consumidor não poderá ter sua ligação finalizada sem que o contato seja concluído;

- Só é permitida a veiculação de mensagens publicitárias durante o tempo de espera se o consumidor permitir.

Fonte: G1



Diocese de Caetité aprova projeto de evangelização

Discípulos Missionários de Jesus Cristo, Testemunho de Comunhão". Este é o tema do Projeto Diocesano de Evangelização (2009-2012), da diocese de Caetité, na Bahia, aprovado pela 8ª Assembléia Diocesana de Pastoral, realizada nos dias 21 e 23 de novembro em Caetité.

"O projeto visa resgatar a consciência batismal e missionária dos cristãos, bem como implementar a iniciação cristã em todas as paróquias da diocese", o coordenador diocesano da Pastoral da Comunicação, padre Joãozinho Baiano. "A partir dos eixos missionariedade, ministério da Palavra, ministério da Liturgia e ministério da Caridade, espera-se que a atividade evangelizadora nas comunidades possa ir ao encontro das necessidades atuais da nossa igreja diocesana, gerando cristãos mais vivos e missionários", completa.

Segundo padre Joãozinho, o projeto se coloca rumo à celebração do centenário da diocese, em 2013. "Esse Projeto de Evangelização quer ser uma preparação [do centenário] e, ao mesmo tempo, um sinal do jeito de ser Igreja-povo-de-Deus que queremos aqui nessas terras do sertão da Bahia".

Participaram da assembléia que aprovou o projeto 120 pessoas dos 35 Municípios que compõe a Diocese de Caetité.