sexta-feira, 22 de maio de 2009

Novo Enem tem adesão de 35 federais

Balanço atualizado ontem pelo Ministério da Educação (MEC) aponta que 35 das 55 universidades federais decidiram pela utilização do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em seus processos seletivos. As instituições que tivessem intenção de aderir ao novo Enem como prova única, em substituição ao vestibular tradicional, ou primeira fase tinham até quarta-feira para informar a decisão ao Ministério da Educação.

Das universidades que já optaram pela adesão, pelo menos 24 delas vão usar o Enem em substituição total ao processo seletivo ou como primeira fase de seleção. Algumas universidades federais vão aplicar a regra a todos os cursos, outras aderem ao novo modelo para o preenchimento de um percentual específico de vagas.

Além dessas duas modalidades, o MEC apresentou outras duas opções de adesão às instituições. Elas poderão utilizar o resultado do Enem para compor parte da nota do aluno no processo seletivo ou para seleção de estudantes para preenchimento de vagas remanescentes.

Os candidatos que quiserem disputar vagas em uma dessas 35 universidades devem participar da edição 2009 do Enem. O cronograma do Ministério da Educação (MEC) prevê que o período de inscrições seja de 15 de junho a 17 de julho.

A pedido dos reitores das universidades federais, o novo Enem, que substituirá vestibulares nessas instituições, terá um número menor de questões nas quatro provas objetivas. Em vez de 50 itens, como o Ministério da Educação havia proposto, cada teste deverá ter entre 40 e 45 perguntas.

Fonte: A Tarde