quinta-feira, 30 de abril de 2009

Gripe suína beira a pandemia, mas bolsas sobem no mundo

São Paulo, 30 de Abril de 2009 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou ontem para o grau 5 seu nível de alerta para a gripe suína, o que significa que o mundo está sob o risco iminente de uma pandemia do vírus da doença. Ao anunciar a medida em Genebra, na Suíça, a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, disse que, apesar dos riscos ,o mundo está mais preparado que nunca para enfrentar a situação.

Em Brasília, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, admitiu que a gripe suína deve chegar ao Brasil e, apesar do segundo aumento do nível de alerta de transmissão da doença em menos de 48 horas, afirmou que não há motivo para pânico. Duas pessoas, uma em São Paulo e outra em Minas Gerais, estão sendo medicadas contra a doença e outras 36 com suspeita de terem contraído a moléstia estão sendo monitoradas em 11 estados. Temporão explicou que foram adquiridos 12,5 mil kits de tratamento para uso imediato.

Nos Estados Unidos, foram suspensas as aulas em pelo menos 100 escolas, após a confirmação da morte de uma criança mexicana, no estado do Texas.

Na capital do México, cerca de 25% das atividades foram paralisadas, pois o governo quer evitar a concentração de pessoas para deter a disseminação da doença. Segundo análise de economistas, o Produto Interno Bruto (PIB) mexicano devera cair entre 3,8% e 4,8% em 2009, em consequência da epidemia, que se somou à drástica recessão que já afetava o país.

Apesar dos novos casos da doença e do alerta da OMS, o otimismo voltou a tomar conta das principais bolsas internacionais. Nos Estados Unidos, embaladas por resultados corporativos acima do esperado, o índice Dow Jones registrou valorização de 2,11%; o S&P 500 ganhou 2,16%; e o Nasdaq, alta de 2,28%.

Na Ásia, Xangai e Tóquio subiram mais de 2%. Na Europa, Londres, Milão e Frankfurt tiveram altas similares. A bolsa brasileira seguiu o movimento e teve valorização de 3,07%, aos 47.226 pontos. Foi a maior pontuação desde 1 de outubro de 2008, quando o Ibovespa marcava 49.799 pontos.

A11, A12, A13, B2 e B4(Gazeta Mercantil/1ª Página - Pág. 1)(Redação e agências internacionais)



gazetamercantil

Ladrão pinguço arromba residência e furta barril.


O comerciante Carlos Marcelo dos Santos, residente à fazenda Morro de dentro, no município de Guanambi, esteve na delegacia local para registrar um furto inusitado. Segundo o seu relato no dia 20 de abril, por volta das 10 horas da manhã teve a residência arrombada e o ladrão levou apenas um barril com seis litros de pinga.

http://jjshow

BR-116: batida deixa 4 crianças feridas e 1 morto

Um grave acidente entre um Uno (JMR-6018 - Itapetinga) e um Corsa (JOZ-5669 - Feira de Santana), por volta das 14h desta quarta-feira (29/04) deixou quatro crianças e dois adultos feridos. Uma pessoa morreu. A batida ocorreu no Km-428 da BR-116 Sul, próximo ao Rio Jacuípe.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do Uno, que viajava no sentido Santo Estevão, perdeu o controle do veículo e rodou na pista. Ele acabou atingindo o Corsa, que estava em direção a Feira de Santana. Há suspeita de que os pneus do Uno estavam careca e que a chuva tenha contribuído para o acidente.

O condutor do Uno, Andres Charles Amorim, 23 anos, foi levado para o Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

No Corsa viajam seis pessoas. As crianças, Adriele Rodrigues Costa, 10 anos, Brenda Almeida da Silva, 8 anos e Nicole Almeida da Silva, 3 anos, foram levadas para um hospital particular em Feira de Santana, e liberadas.

Já Joana Moraes Santos Leite, 7 anos, machucou a perna e a lingua e foi encaminhada para o Hospital Dom Pedro II, pois a família não tem convênio de saúde. Ela foi submetida a uma cirurgia e passa bem.

A outra ocupante do Uno, Rozenilda Gomes de Almeida, 31 anos, mãe de Brenda e Nicole, também ficou levemente ferida e está em observação no hospital particular juntamente com o motorista do Corsa, Josué Gomes da Silva, 39 anos.

http://www.jjshow.com.br/?lk=4&id=8036

Novo secretário de Justiça toma posse na segunda-feira

O governador Jaques Wagner dá posse, na segunda-feira, às 14h, na Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem), ao novo secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Nelson Pelegrino. Na mesma cerimônia, a atual secretária, Marília Muricy, transmite o cargo a Pelegrino, que se licencia do mandato de deputado federal pela Bahia.

Diário Oficia