sexta-feira, 6 de março de 2009

Último dia para inscrição em concurso do Cremeb

O prazo para inscrição no concurso do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) encerra às 12h desta sexta-feira (6). São oferecidas cinco vagas efetivas, mais formação de cadastro reserva, em 15 cidades do estado da Bahia.

As vagas são para o cargo de Auxiliar de Apoio Administrativo para as cidades de Brumado, Caetité, Cruz das Almas, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Juazeiro, Paulo Afonso, Serrinha e Vitória da Conquista. Para concorrer à vaga, o candidato precisa ter o 2º Grau completo e experiência de seis meses.



ibahia

PIERCING NA LÍNGUA PODE LEVAR AO CÂNCER

O uso de piercing nos lugares mais inusitados é muito atraente para a maioria dos jovens. A língua é uma das partes escolhidas pelos mais ousados e que desejam chocar os colegas e os pais. Mas a brincadeira pode custar caro, ameaçando as funções do músculo (tanto na deglutição quando na fala). "Se levarmos em consideração que a língua é formada por um músculo, com nervos e vasos sanguíneos, torna-se óbvio que a sua perfuração trará conseqüências ao indivíduo. Sendo a cavidade bucal um ambiente úmido, com temperatura relativamente constante e que abriga mais de 300 espécies de bactérias, fungos e vírus, o resultado de qualquer ferida mais profunda será agravado por essas condições", explica o cirurgião-dentista especializado em estética Caio Racy. O especialista lista os principais problemas que podem ser enfrentados por quem opta pelo piercing na língua: - Fratura dental - Retração e destruição gengival - Úlcera traumática: lesão dolorosa que tem como principal exemplo a afta; - Granuloma piogênico: tumor vascular benigno que sangra facilmente; - Leucoplasia: mancha ou placa esbranquiçada aderida à superfície da língua, potencialmente cancerizável; - Papiloma: tumor epitelial benigno na forma de verruga; - Displasia epitelial: alteração da camada que recobre a língua; - Fibroma: tumor benigno do tecido conjuntivo. Além disso, muito se fala do potencial carcinogênico do trauma na mucosa bucal. Já se sabe que o câncer bucal é uma doença multifatorial e que o trauma está presente em vários casos. Portanto, não se pode descartar nem afirmar a existência dessa associação. "Vale lembrar que hábitos nocivos, como o uso de álcool e fumo, aumentam a incidência desses malefícios", alerta o dentista. É importante salientar que essas conseqüências independem das condições de higiene em que são colocados os piercings. "Elas podem ocorrer mesmo que os piercings sejam colocados em locais que seguem rigorosas normas sanitárias. Portanto, os jovens devem ser orientados no sentido de não utilizarem esse adorno em razão de suas implicações já conhecidas", diz o dentista.

Fonte: Yahoo

MOTO FURTADA É APREENDIDA PELA POLÍCIA MILITAR EM GUANAMBI

Uma motocicleta com restrição de furto foi apreendida pela Polícia Militar em Guanambi. O condutor da moto Estácio de Castro Oliveira, 29 anos, residente na zona rural de Guanambi, foi abordado por uma equipe da CETO (Companhia de Emprego Tático Operacionais), na noite de terça-feira (03/03) e a motocicleta CG 125 Titan, cor preta, placa policial GYE 4099, licença de Contagem (MG), ficou apreendida após constatação através do Infoseg de que o veiculo é produto de furto, inclusive apresentando o chassi adulterado.

Acusado de receptação Estácio prestou depoimento na delegacia.


jjshow

EIS MUNICÍPIOS BAIANOS DECLARAM EMERGÊNCIA POR CAUSA DA DENGUE

No Diário Oficial desta quinta-feira (5) foi publicado que está declarada Situação de Emergência em todo o território dos Municípios de Ilhéus, Ipiaú, Irecê, Jacobina, Jequié, Porto Seguro pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias, em virtude do aumento no registro dos casos de dengue clássica e hemorrágica.

Ficam convocados os órgãos que compõem o Sistema de Defesa Civil do Estado para atuarem no combate à doença.

Dengue no estado - O primeiro balanço parcial de dengue de 2009, divulgado na quarta-feira (4) pelo Ministério da Saúde, mostra queda de 40,53% dos casos da doença nas seis primeiras semanas do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.

O número de registros caiu em 20 estados e no Distrito Federal. Entretanto, em seis unidades da federação, entre elas a Bahia, houve um aumento de notificações em relação ao mesmo período do ano passado. Além da Bahia, estão em alerta o Acre, Amapá, Roraima, Minas Gerais e Espírito Santo.

Nesses estados, os municípios em que há alta transmissão estão intensificando as ações de controle. Chamam atenção do Ministério da Saúde, principalmente, as cidades de Jequié (BA); Baixo Guandu, Serra, Nova Venécia e Vitória (ES); Belo Horizonte, Coronel Fabriciano e Itanhomi (MG); Rio Branco (AC); Boa Vista (RR); e Macapá (AP).

De acordo com o boletim preliminar, fechado com informações enviadas pelos estados até terça (3), foram notificados 42.956 casos de dengue entre 1º de janeiro e 13 de fevereiro deste ano, contra 72.234 no mesmo período de 2008.