sexta-feira, 8 de maio de 2009

Prefeitura de Caetité e Indústrias Nucleares do Brasil – INB firmam contrato de Comodato.

O Prefeito José Barreira de Alencar Filho recebeu em seu gabinete na manhã desta terça-feira (5) o Presidente da INB, Sr. Alfredo Tranjan Filho, o Diretor de Recursos Minerais da referida empresa, Sr. Otto Bittencourt Neto e integrantes da Imprensa Regional.

Na ocasião foi firmado contrato de comodato entre Indústrias Nucleares do Brasil – INB e Prefeitura Municipal de Caetité, considerando o interesse da INB em colaborar com a comunidade carente, tendo em vista a instalação do Complexo Mínero-Industrial, para a produção de urânio em nosso município, levando em consideração ainda que as ações sociais oferecidas pelas atividades de realização de cursos de qualificação profissional oriundos de convênio entre a Prefeitura e diversas instituições de ensino da região trarão benefícios à comunidade em que ambas as partes se inserem, já que as instalações industriais são localizadas no município de Caetité e que a própria legislação prevê a possibilidade de as sociedades por ações realizarem a prática de atos gratuitos em benefício da comunidade de que participem, tendo em vista suas responsabilidades sociais.

O contrato tem como objeto o empréstimo em regime de comodato, de instalações prediais de propriedade da INB, área de 13.000 m² localizada à Avenida Ernesto Geisel Sobrinho nº 345, município de Caetité, Estado da Bahia, juntamente com o terreno de 20.000 m².

Na referida área encontram-se os prédios, onde funcionava o antigo escritório da INB.

O imóvel terá como finalidade a utilização para atividades comunitárias de caráter sociocultural e ambiental, programas educativos, atividades decorrentes de ações de saúde pública, incluindo cursos de capacitação profissional, bem como dar continuidade ao programa de horta comunitária para atendimento à rede escolar municipal.


Pedro Silva - DRT-BA 6292 – ASCOM

Brasil prepara 52 novos hospitais para nova gripe, diz Ministro

Após a confirmação de quatro casos de influenza a no Brasil, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse, em entrevista ao Bom Dia Brasil, nesta sexta-feira (8), que as pessoas estão sendo orientadas, os caso confirmados estão sendo isolados e sendo tratados.

“Colocamos em ação um plano como em 2003 com a gripe aviária, então foi feito um trabalho de estruturação: 19 centros de vigilâncias, preparamos 52 hospitais para poder isolar os eventuais casos. O cidadão comum tem que confirmar que tudo está sendo feito para a segurança dele", informou.

Segundo Temporão, é a primeira vez que uma doença está sendo monitorada em tempo real, e que isso não tinha acontecido antes. Ele afirma que é possível tratar 12.500 pessoas com medicamento especifíco no país, e que há matéria-prima para fazer mais 9 milhões de tratamentos, se necessário.

O ministro disse que tudo está sendo feito, mas existe uma preocupação.

“Os cientistas não sabem dizer o que vai acontecer com essa doença. É um vírus novo. Os casos confirmados não parecem ser muito graves, mas ninguém sabe como o vírus vai se comportar. Uma segunda onda pode acontecer daqui a algum tempo como foi no caso da gripe espanhola”.

Segundo o ministro não tem sentido usar a máscara. Somente as pessoas confirmadas com a doença é que devem utilizá-la para evitar que infecte outras pessoas. E a população também não deve se automedicar.

“A pior coisa que pode ser feita agora é comprar um antigrupal comum”, alerta Temporão.

O ministro disse que a orientação da Organização Mundial de Saúde é que na há restrição de trânsito de pessoas, mas quem puder, deveria evitar viajar para países com casos da doença como os Estados Unidos e México.

“Se a viagem não é urgente e necessária não viaje. Vamos aguardar o que vai acontecer nas próximas semanas”, aconselha o ministro.

Ainda segundo o ministro, há 15 casos da doença sendo analisados e o resultados possivelmente sairão nesta sexta.

Quem tiver alguma dúvida sobre a doença pode ligar para 0800-611997

fonte:jjshow

Temporão confirma primeiros casos de gripe suína no Brasil

Brasília - O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou hoje (7) os primeiros casos de brasileiros infectados pelo vírus da gripe suína. São dois pacientes de São Paulo, um do Rio de Janeiro e um de Minas Gerais. Segundo ele, todos os pacientes contraíram o vírus no exterior, passam bem e não há risco de contágio dessas pessoas para a população.

Temporão informou ainda que são todos adultos jovens. "Não há nenhuma criança ou idoso portando o vírus no Brasil." São 93 casos já descartados em testes laboratoriais, 15 casos em observação e, segundo Temporão, há medicamento para 9 milhões de pessoas.

O ministro classificou as ocorrências confirmadas de contaminação pelo vírus da gripe de caso 1, caso 2, caso 3 e caso 4. O caso 1 é de um dos pacientes de São Paulo, que esteve no México de 17 a 22 de abril. Ele apresentou os sintomas no dia 24 de abril e esteve internado de 29 de abril e 4 de maio.

O caso 2 é do paciente de Minas Gerais. Ele esteve no México de 22 a 27 de abril e manifestou os sintomas da doença ainda durante a viagem, no dia 26. Ele foi internado assim que chegou e teve alta no dia 29 de abril, ficando em isolamento domiciliar até o dia 6 de maio.

O caso 3 é do outro paciente de São Paulo, que veio da Flórida, Estados Unidos, no dia 28 de abril. Ele não foi internado porque a Organização Mundial de Saúde (OMS) não considerava a Flórida como área de risco. O paciente foi mantido em isolamento domiciliar.

O caso 4 é do paciente do Rio de Janeiro, que chegou do México no dia 3 de maio, começou a apresentar os sintomas antes de chegar ao Brasil e está internado desde o dia 5 de maio.

Fonte: Agência Brasil