quarta-feira, 25 de março de 2009

O PREFEITO DE CAETITÉ PARTICIPA EM SALVADOR DA I MOSTRA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

Em viagem a Salvador o prefeito de Caetité, José Barreira de Alencar Filho esteve em audiência com o Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, nesta segunda-feira (23) e hoje (24) está participando da I Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional.

A I Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional teve início hoje (24) e vai até o dia 27 de março, em Salvador (BA), Este está sendo o maior encontro de ações de desenvolvimento regional no país e diversas caravanas, de norte a sul do Brasil, estão participando do evento.

A I Mostra é promovida pelo Ministério da Integração Nacional, sob a coordenação da Secretaria de Programas Regionais, com o apoio com o apoio das demais Unidades e Vinculadas, e tem como parceira de realização a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

A abrangente formatação do evento está mobilizando segmentos distintos de públicos, desde técnicos e atores sociais envolvidos na área até o público que está tendo, na Mostra, seu primeiro contato com o tema. Com este propósito, a Mostra foi dividida em cinco módulos: Mostra Institucional - divulgação das ações e programas do Ministério da Integração Nacional, vinculados e parceiros; Mostra de Produtos - onde o público está adquirindo produtos associados ao desenvolvimento regional; Mostra Cultural – interação com a diversidade cultural brasileira; Workshops – palestras, painéis, apresentações e debates sobre experiências concretas, oficinas e minicursos; e Rodada de Negócios – encontros agendados com empresários vinculados aos setores apoiados pelos programas de desenvolvimento regional.

A programação técnica, intelectual e cultural, direcionada aos diversos públicos participantes, está reunindo os maiores expoentes do segmento de Desenvolvimento Regional do país e internacionais. Entre eles, estão o professor da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais do Centro de Pesquisa sobre o Brasil Contemporâneo, de Paris, Ignacy Sachs, o diretor geral da Unidade de Comunicação e Informação do Departamento Geral de Políticas Regionais da União Européia (DGRegio), Ronald Hall, a professora da Universidade Federal de Pernambuco, Tânia Bacelar, a professora da Universidade Federal da Bahia, Tânia Fischer e da socióloga Tânia Zapatta. Entre os palestrantes presentes no dia da abertura também estiveram o Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, que discorreu sobre as perspectivas do desenvolvimento regional no Brasil.

Para Márcia Damo, secretária de Programas Regionais e coordenadora geral do evento, “esta está sendo uma oportunidade ímpar para a troca de experiências e para o fortalecimento das ações e iniciativas de desenvolvimento regional no país”.

A Mostra conta com as parcerias importantes das Secretarias de Políticas de Desenvolvimento Regional, de Desenvolvimento do Centro Oeste, de Infra-Estrutura Hídrica, de Defesa Civil, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), órgãos vinculados ao Ministério da Integração Nacional.

Outras importantes instituições estão envolvidas, entre elas, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Ministério do Turismo – MTUR, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, União Européia, Banco do Brasil –BB, Fundação Odebrecht, Banco da Amazônia – BASA, Banco do Nordeste – BNB, Governo do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Salvador e Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux.

Pedro Silva – DRT-BA 6292 - ASCOM

MUNICÍPIO DE CAETITÉ VAI ADERIR AO PROGRAMA CREDIBAHIA - OPÇÃO DE CRÉDITO PARA A BAIXA RENDA.

Representando o prefeito José Barreira de Alencar Filho, a Gerente de Programas Especiais do município de Caetité, Cátia Virgínia Castro, esteve em Salvador na última sexta-feira (20), participando de uma reunião no Auditório da SETRE (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte), com o objetivo de conhecer o Termo de Adesão do município de Caetité ao Programa Credibahia. Estiveram presentes à reunião Tereza Moura – Superintendente do Credibahia, Wellinghton Mendes – Coordenador do micro crédito, Helbert Oliva – Superintendente da Economia Solidária (SESOL), Marcelo Mesquita – Representante do Desenbahia, Dora Parente – Sebrae, Antônio Pimenta – Coordenador Técnico do Credibahia, além de representantes de outros municípios.


No próximo dia 3 de abril o prefeito José Barreira de Alencar Filho estará assinando o Termo de Adesão do município de Caetité ao Programa Credibahia.

Informações sobre o Programa Credibahia

Trabalhadores que tocam pequenos negócios e precisam de financiamentos de pequeno valor (variando de R$ 200,00 a R$ 5.000,00), mas não têm garantias para oferecer, costumam ter dificuldade no sistema financeiro tradicional, que não se interessa por esse público.

Uma opção é utilizar o Credibahia, o programa de micro crédito do Estado que concede recursos, com juros reduzidos, às pessoas de baixa renda que exercem atividade produtiva e não têm como obter crédito de outra maneira. Como ocorre com diversos trabalhadores, a exemplo de pipoqueiros, vendedores de picolé, costureiras, reformadores de sofá, entre outros.

Os interessados são autônomos ou donos de pequenos ou micro negócios geradores de trabalho e renda nas áreas de produção, comércio ou prestação de serviços, que tenham capacidade para, com crédito, desenvolverem atividades econômicas e condições para o pagamento das prestações.

O programa é resultado da parceria entre a SETRE (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte), a Desenbahia (Agência de Fomento do Estado da Bahia), o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e as prefeituras onde o serviço é implantado.

O município, através da Secretaria de Ação Social, é responsável por providenciar toda a estrutura física, e é dos seus quadros que saem os agentes de crédito.

Uma vez identificados os profissionais que serão agentes de crédito, eles são encaminhados ao Sebrae, que responde pelo treinamento de todos os agentes, em todos os municípios.

O treinamento dura 56 horas e envolve os seguintes conteúdos: gestão de pequenas empresas, empreendedorismo, noções gerais e histórico de micro crédito, procedimentos do Credibahia. O agente de crédito também aprende como fazer a prospecção de clientes, como levantar as informações do perfil econômico etc.

A partir da adesão as agências levam menos de 60 dias para começar a funcionar. O Sebrae faz o acompanhamento da agência, acessando seu sistema de informações, que é on-line. A agência não tem um limite de crédito e não mexe com os recursos emprestados, quem faz o pagamento e a liberação de recursos é o Desenbahia.

Pedro Silva – DRT-BA 6292 - ASCOM

NOTA À POPULAÇÃO CAETITEENSE NOTA À POPULAÇÃO CAETITEENSE


Devido a forte chuva que caiu no início da tarde desta terça-feira (24) e por se tratar de uma cidade cuja topografia é acidentada, várias ruas e avenidas de Caetité sofreram danos consideráveis, como rompimento da pavimentação e até mesmo das tubulações de água e esgoto.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, numa ação imediata, deslocou as suas equipes de trabalho, logo após cessar a chava, agilizando a recuperação dos trechos destruídos e desta forma minimizando os transtornos provocados à população.

Pedro Silva – DRT-BA 6292 - ASCOM

GOVERNO QUER CONTROLAR MAIS A INTERNET

O Ministério da Justiça (MJ) deve apresentar nas próximas semanas um projeto que, caso aprovado, diminuirá consideravelmente a privacidade do usuário de internet. O texto vai aumentar o rigor na identificação dos internautas, exigindo dos provedores de acesso dados como o número do RG e nome dos pais de quem está atrás do computador durante toda a navegação. O objetivo é coibir a prática de crimes na rede. A ideia do MJ seria similar a um taxista que, quando parasse para pegar um passageiro, exigisse o nome, o RG e a filiação para começar uma corrida. Segundo o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), autor do substitutivo ao Projeto de Lei (PL) 84/99, que muda o Código Penal para tipificar condutas relacionadas ao uso de sistema eletrônico ou da internet, o ministério quer a inclusão de pontos que não foram discutidos até hoje pelo Congresso.


fonte:jjshow