quarta-feira, 25 de março de 2009

MUNICÍPIO DE CAETITÉ VAI ADERIR AO PROGRAMA CREDIBAHIA - OPÇÃO DE CRÉDITO PARA A BAIXA RENDA.

Representando o prefeito José Barreira de Alencar Filho, a Gerente de Programas Especiais do município de Caetité, Cátia Virgínia Castro, esteve em Salvador na última sexta-feira (20), participando de uma reunião no Auditório da SETRE (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte), com o objetivo de conhecer o Termo de Adesão do município de Caetité ao Programa Credibahia. Estiveram presentes à reunião Tereza Moura – Superintendente do Credibahia, Wellinghton Mendes – Coordenador do micro crédito, Helbert Oliva – Superintendente da Economia Solidária (SESOL), Marcelo Mesquita – Representante do Desenbahia, Dora Parente – Sebrae, Antônio Pimenta – Coordenador Técnico do Credibahia, além de representantes de outros municípios.


No próximo dia 3 de abril o prefeito José Barreira de Alencar Filho estará assinando o Termo de Adesão do município de Caetité ao Programa Credibahia.

Informações sobre o Programa Credibahia

Trabalhadores que tocam pequenos negócios e precisam de financiamentos de pequeno valor (variando de R$ 200,00 a R$ 5.000,00), mas não têm garantias para oferecer, costumam ter dificuldade no sistema financeiro tradicional, que não se interessa por esse público.

Uma opção é utilizar o Credibahia, o programa de micro crédito do Estado que concede recursos, com juros reduzidos, às pessoas de baixa renda que exercem atividade produtiva e não têm como obter crédito de outra maneira. Como ocorre com diversos trabalhadores, a exemplo de pipoqueiros, vendedores de picolé, costureiras, reformadores de sofá, entre outros.

Os interessados são autônomos ou donos de pequenos ou micro negócios geradores de trabalho e renda nas áreas de produção, comércio ou prestação de serviços, que tenham capacidade para, com crédito, desenvolverem atividades econômicas e condições para o pagamento das prestações.

O programa é resultado da parceria entre a SETRE (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte), a Desenbahia (Agência de Fomento do Estado da Bahia), o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e as prefeituras onde o serviço é implantado.

O município, através da Secretaria de Ação Social, é responsável por providenciar toda a estrutura física, e é dos seus quadros que saem os agentes de crédito.

Uma vez identificados os profissionais que serão agentes de crédito, eles são encaminhados ao Sebrae, que responde pelo treinamento de todos os agentes, em todos os municípios.

O treinamento dura 56 horas e envolve os seguintes conteúdos: gestão de pequenas empresas, empreendedorismo, noções gerais e histórico de micro crédito, procedimentos do Credibahia. O agente de crédito também aprende como fazer a prospecção de clientes, como levantar as informações do perfil econômico etc.

A partir da adesão as agências levam menos de 60 dias para começar a funcionar. O Sebrae faz o acompanhamento da agência, acessando seu sistema de informações, que é on-line. A agência não tem um limite de crédito e não mexe com os recursos emprestados, quem faz o pagamento e a liberação de recursos é o Desenbahia.

Pedro Silva – DRT-BA 6292 - ASCOM