quinta-feira, 14 de maio de 2009

Siga cinco passos e se prepare já para o Enem 2009

O próximo Enem é em agosto de 2009, mas há quem já queira começar a se preparar para as provas que podem garantir uma vaga na faculdade e até mesmo uma bolsa via ProUni. Marcado por questões interdisciplinares, o exame exige uma preparação diferenciada dos vestibulares tradicionais, que normalmente dividem as provas nas disciplinas de matemática, português, física, química, biologia, literatura, geografia, história e língua estrangeira, além da redação.

» Enem e Prouni não têm idade; Confira
» Enem mais concorrido requer preparação

Uma das habilidades testadas nas provas, por exemplo, é a interpretação de tabelas e gráficos de diferentes assuntos.Para a coordenadora pedagógica do cursinho da Poli (SP), Alessandra Venturi, o estudante deve estar "bastante focado nas atualidades". Confira cinco dicas para começar a desenhar um bom desempenho em 2009:

- Leia jornais diários: É importante para se manter atualizado e para ter uma visão ampla de temas cotidianos, explica Alessandra. "As pessoas estão acostumadas a ver as coisas fragmentadas, mas os assuntos do dia-a-dia são amplos. O trânsito, por exemplo, pode englobar várias disciplinas", complementa.

- Resolva provas antigas: Saber que tipo de questões são apresentadas no exame é fundamental. "O aluno deve aprender a ler gráficos e tabelas, por exemplo. A prova é muito interpretativa. Às vezes, a resposta está no próprio gráfico. Ao resolver as provas antigas e conferir os gabaritos, ele se prepara melhor", diz.

- Faça simulados: Especialmente quem já teve contato com as provas realizadas em outros anos deve procurar os simulados. "Tem aluno que já conhece a prova. Por isso, é importante ver questões inéditas, que tragam novos assuntos que podem cair no exame", reforça Alessandra. Quem nunca resolveu uma prova do Enem antes terá ainda mais exercícios para se preparar.

- Pratique a redação: Saber desenvolver um argumento é um dos critérios para uma boa nota na redação. Para se familiarizar com os temas e com as exigências, é importante o aluno treinar a escrita. Segundo Alessandra, o ideal é pedir para que um professor que conheça a correção do Enem leia, para dar dicas de como deixar o texto ainda melhor.

- Fazer cursinho: Por mais que os estudantes possam se preparar sozinhos, o cursinho traz uma orientação mais focada nas provas. Para Alessandra, o mais importante é o contato com o professor: "Para tirar dúvidas, entender a questão em si, saber o que é interdisciplicar. Ter uma orientação e não só a questão e o gabarito do lado".

Redação Terra