quarta-feira, 1 de abril de 2009

Cooperativa de Catadores de Resíduos Sólidos está se tornando uma realidade em Caetité PRINCIPAL • NOTÍCIAS • LER NOTÍCIA Cooperativa de Catadores de


aetité, acompanhando uma tendência mundial, está se integrando a lista de municípios comprometidos com a geração de renda associada à preservação do meio ambiente, através do sistema de Cooperativa de Catadores de Resíduos Sólidos, cujo registro, no município, está em processo de conclusão.

Nesta sexta-feira (27) o Prefeito Zé Barreira e a Vice-Prefeita Drª. Fátima receberam o Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia, Nilton Vasconcelos, para uma visita às instalações provisórias da Cooperativa, onde um grande volume de materiais que já foi coletado encontra-se guardado.

Além do Prefeito Zé Barreira, da Vice-Prefeita Drª. Fátima e do Secretário Nilton Vasconcelos, estiveram presentes ainda o Chefe de Gabinete da SETRE - Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia, Elias Dourado, o Coordenador Regional da ANP - Agência Nacional do Petróleo, Francisco Nelson, o Secretário do Meio Ambiente de Caetité, João Portella, o Vereador Zacarias Nogueira, o Presidente da Cooperativa de Catadores, Paulo Alves Trentin, demais membros da diretoria e representantes de outros setores da Administração Municipal.

O Prefeito Zé Barreira iniciou a sua fala agradecendo a presença do Secretário Nilton Vasconcelos e demais pessoas que ali estavam, comprometidas com o meio ambiente e geração de renda. Falou que a iniciativa é uma porta de entrada para resolver um problema sério que não é só de Caetité, não é só da Bahia, nem tampouco só do Brasil, mas é do mundo, que é o problema dos rejeitos, e, ao começar a reciclagem desses rejeitos como papel, plástico, ferro, alumínio e outros, dá um passo importante para a questão social, aumentando a renda das famílias mais carentes, e, para a questão ambiental que temos que enfrentar, diminuindo a quantidade de rejeitos lançados no meio ambiente. O prefeito disse ainda que hoje o município de Caetité tem um lixão e que é preciso transformá-lo em aterro sanitário, mas é sabedor do alto custo e por isso já conversou com Elias Dourado sobre a necessidade de buscar parcerias com outros municípios vizinhos para essa concretização. Concluiu dizendo que o seu pensamento está voltado para a melhoria das condições de vida dos catadores que estão envolvidos no processo e que todos podem contar com o apoio da Administração, através da Secretaria do Meio Ambiente, pois o Secretário João Portela tem buscado incessantemente conhecer cada vez mais sobre a Cooperativa e que tem conduzido com muita competência as várias reuniões objetivando a sua criação.

O Secretário Nilton Vasconcelos disse que a iniciativa reúne dois aspectos importantes, o primeiro é a preocupação com o meio ambiente em todo o planeta, o segundo a preocupação com o desenvolvimento econômico-social, particularmente em razão da crise econômica em todo o mundo, pois não há empregos para todos e cada vez mais é preciso organizar os trabalhadores, a cooperativa, o associativismo econômico, que são saídas muito importantes, através das quais cuida do meio ambiente e cuida das pessoas, da vida delas, da melhoria das condições mínimas para a sua sobrevivência. Complementou a sua fala informando que o Estado da Bahia dispõe de dois programas para apoio a estas iniciativas, são as Incubadoras de Cooperativas Populares que apóiam as instituições que dão o cotidiano acompanhamento às cooperativas e o Apoio Direto, através da liberação de recursos para aquisição de equipamentos.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, João Portela falou da importância de um município como Caetité acompanhar essa tendência, afinal o mundo inteiro está se despertando para o desenvolvimento sustentável e que já é perceptível o grau de satisfação das pessoas envolvidas nessa iniciativa onde todos ganham.

O presidente da Cooperativa, Paulo Alves, disse estar naquele momento agradecendo, porque apesar de não ser um catador profissional, foi convidado para participar e como integrante da comunidade está disposto a ajudar.

Pedro Silva - DRT-BA 6292 - ASCOM

fonte:educadorasantana