segunda-feira, 25 de maio de 2009

Avião cai e explode pouco antes de pouso em Trancoso

Aeroporto onde o avião caiu

Um avião modelo Super King Air B-350, proveniente de Congonhas, caiu por volta de 21h desta sexta-feira durante manobra de aterrissagem, explodindo no solo a 200 metros da cabeceira da pista do Aeroporto Terravista, em Trancoso, de propriedade do Club Med. Ainda não há confirmação oficial do número de vítimas, ficando entre 11 e 15. Inicialmente, o Samu informou que seriam 15, sendo quatro crianças. Mas, de madrugada, o diretor do Terravista empreendimento, Orlando Martins, e o gerente do aeroporto, James Souza, afirmaram que seriam 11, sendo nove passageiros e dois tripulantes. Na manhã deste sábado, um funcionário da funerária, de nome Alisson, que acompanha o trabalho dos bombeiros no local, informou que seis corpos já foram removidos para o IML (Instituto Médico Legal) de Porto Seguro e oito ainda estão no local.

Parentes das vítimas prestam depoimento à polícia no saguão do aeroporto na manhã deste sábado. Duas equipes da Polícia Técnica de Salvador, comandadas pelo diretor Raul Barreto, fazem a perícia no local do acidente, enquanto o Corpo de Bombeiros trabalha na remoção dos corpos e agentes das Polícias Civil e Militar, além do Exército, fazem a segurança da área onde o avião caiu.

Entre as vítimas confirmadas até agora, estão o dono do avião, Roger Ian Wright, sócio fundador da Arsenal Investimentos, responsável pela área de capital Advisory e membro ativo da equipe de Corporate Finance da empresa, e sua esposa, Lucila Lins. Também morreram o piloto Jorge Lang Filho, de 56 anos, e o co-piloto Nelson, de sobrenome ainda desconhecido.

Proprietário de uma mansão vizinha ao Club Med, o empresário costumava ir a Trancoso a cada 15 dias e tinha a permissão de aterrissar na pista do condomínio. A tripulação fez o último contato com a torre às 20h50, dez minutos antes do acidente. De acordo com James Souza, o piloto disse que tinha boa visibilidade da pista. O gerente do aeroporto afirmou também que Jorge Lang conhecia bem o local, pois levava Roger Ian Wright a cada 15 dias para Trancoso.

Não há confirmação de que a chuva na região tenha influenciado no momento do acidente. O Aeroporto Terravista é dedicado exclusivamente ao atendimento de aeronaves executivas e chegou a ser interditado no ano passado. A pista tem 1.500 metros.

Fonte: A Tarde