terça-feira, 19 de maio de 2009

Em Caetité: Dia do Gari é comemorado com almoço, show musical e prêmios.

A Prefeitura de Caetité reuniu a equipe responsável pela limpeza da cidade e dos distritos para celebrar o Dia do Gari, comemorado em 16 de maio. A programação aconteceu no Clube Recanto Recreativo, localizado no Bairro da Chácara, iniciando as 10 h da manhã deste sábado (16) e contou com a presença do Prefeito Zé Barreira, da Primeira Dama e Secretária de Ação Social Cléia Montenegro, da Vice-Prefeita Dra. Fátima, dos Vereadores Álvaro Montenegro, João do Povo e Zacarias Nogueira, do ex-prefeito Dácio Oliveira, dos Secretários Municipais Aldo Gondim (Administração e Finanças), João Portella (Meio Ambiente), Paulo Assis (Infraestrutura), Rosemária Juazeiro (Educação), Cynthia Lopes (Saúde), Nilo Azevedo (Agricultura e Recursos Hídricos), da Gerente de Cultura Sônia Silveira, da Gerente de Programas Sociais Cátia Virgínia, da Coordenadora de Programas Sociais Rose Lima, da Superintendente Administrativa, Lucimar Oliveira, além de vários outros integrantes da Administração.
Uma grande estrutura foi montada no Clube, para atender com muita dignidade os garis e seus familiares, que também foram convidados, dando ao evento uma participação que deixou todos emocionados, pois nem os garis e nem tampouco os seus familiares haviam recebido tamanha homenagem. Cerca de 650 pessoas participaram do almoço da integração, show musical, e do sorteio de aproximadamente 200 prêmios, entre os quais liquidificadores, batedeiras, ferros elétricos, cestas básicas, tratamentos odontológicos, faqueiros..., doados pelas empresas de nossa cidade, em mais uma demonstração que é possível unir forças através do poder público e a iniciativa privada para promover ações que beneficiem aqueles que mais necessitam.
O Prefeito Zé Barreira e a Primeira Dama Cléia, que chegaram de Salvador no início da tarde, foram diretamente para o Recanto comemorar juntamente com os garis e seus familiares, o 16 de maio.
O Prefeito, visivelmente emocionado, agradeceu a todos pelo carinho e disse que todo dia é o dia dos garis, porque sem eles essa cidade estaria feia e a população passando por grandes transtornos. “O trabalho deles repercute na limpeza e na saúde da população, por isso são, sim, agentes e educadores ambientais. Eu respeito e muito todos os garis porque estão fazendo um trabalho bem feito. Vale a pena andar em Caetité e encontrá-los trabalhando alegres, animados. Aceitei ser prefeito para mudar a cara de Caetité e nós estamos fazendo isso, inclusive já estamos colocando em prática um trabalho de valorização humana e de elevação da auto-estima, isto se reflete no olhar, nos gestos e na vontade com que cada servidor desempenha o seu trabalho” O Prefeito finalizou dizendo que não poderia se esquecer dos familiares dos garis que ali se encontravam e que são os seus incentivadores diários, tendo certeza que todos estavam sentindo a mesma emoção que ele, por entenderem a importância que o trabalho dos garis representa para toda a nossa sociedade.
A Vice-Prefeita Dra. Fátima falou da importância dos garis na qualidade de vida da sociedade e que o reconhecimento do trabalho de profissionais que se dedicam é uma questão que deve ser exercitada diariamente. Acrescentou que a inclusão e a igualdade são fatores determinantes para o convívio social.
Para a Primeira Dama e Secretária de Ação Social Cléia Montenegro, a limpeza da cidade é um cartão de apresentação e esta iniciativa é uma forma de reconhecimento e agradecimento. “É sempre muito importante para os profissionais da área receberem este tipo de homenagem. E a Prefeitura não poderia deixar de homenageá-los, pois eles realizam um trabalho importantíssimo para a população de Caetité”, finalizou.
A profissão
A profissão de gari surgiu no tempo do Império, na cidade do Rio de Janeiro. Tudo começou quando um empresário francês chamado Pedro Aleixo Gary assinou contrato com o governo para organizar o serviço de limpeza das ruas e praias da cidade.
De lá pra cá, os coletores de lixo trabalham todos os dias com seriedade e dedicação, apesar da profissão ser árdua. Faça chuva, faça sol, lá estão os profissionais da limpeza recolhendo o lixo das residências e estabelecimentos comerciais, varrendo ruas, praças e parques. Também capinam, podam árvores, lavam e desinfetam vias públicas.

Pedro Silva – DRT-BA 6292 - ASCOM