sexta-feira, 7 de novembro de 2008

PREFEITO DE CIDADE BAIANA É AFASTADO POR EMISSÃO DE CHEQUES SEM FUNDOS

O prefeito de Conceição do Almeida (a 159 km de Salvador), Joel Neiva, do DEM, foi afastado do cargo na manhã de quinta-feira, 6, denunciado por uma série de irregularidades, entre elas a emissão de 257 cheques sem fundos no valor total de mais de R$ 1 milhão, fraudes em licitações, falsificação de documentos e desvio de verbas públicas.
O prefeito foi afastado em virtude de quatro ações civis públicas propostas pela promotora de Justiça da comarca local, Sônia Suga, que foram acatadas pelo juiz da comarca, José Brandão.
Além do prefeito, foi também afastado do cargo por co-participação o tesoureiro da prefeitura, Roberto Oliveira Ambrose, conhecido por Rebouças.
PROCESSOS - De acordo com a promotora de Justiça, Sônia Suga, as contas da prefeitura também foram bloqueadas e o prefeito afastado não pode entrar no prédio. "Isso para ele não retirar nenhum documento. Foram detectadas inúmeras irregularidades na administração municipal, como estelionato.
Mesmo com recurso, dificilmente ele retornará ao cargo porque não poderá se absolver de tantos processos. Além disso, a situação do município é complicada, os funcionários estão sem receber salários há dois meses. A cidade está um caos", lamentou a promotora.O prefeito afastado Joel Neiva não foi localizado pela reportagem para falar sobre o assunto. O celular de contato permaneceu desligado durante as tentativas de comunicação com ele.Quem deve assumir a prefeitura é o vice-prefeito Francisco Filho, que administrará um município que está com seus serviços essenciais parados, segundo o Ministério Público.